
Como ensinar sobre eleições para as crianças?
Publicado em 27 de outubro / 2022
Em 2022 presenciamos mais um período de eleições e, com toda a comoção nacional, é normal que as crianças fiquem curiosas sobre o que está acontecendo. Mas é realmente necessário conversar com elas sobre isso? E como introduzir o assunto?
Sim! Quanto mais cedo as crianças entenderem o seu futuro papel no cumprimento da sua cidadania, mais elas irão procurar saber como funciona a nossa sociedade e o que fazer para torná-la um lugar melhor. Veja abaixo algumas dicas sobre como tratar o tema das eleições com os seus filhos.
“Ah, mas criança não tem maturidade para isso”
Será mesmo? Pensamos sempre em como proteger nossas crianças de assuntos “de adulto”, porém assim que elas atingem a maioridade já possuem a obrigação legal de votar e escolher alguém para ser nosso representante nas estruturas governamentais.
A tendência é que essa seja uma experiência bem confusa e que demore até que o seu filho entenda verdadeiramente todo o peso daquela escolha. Então porque não adiantar o processo e deixá-lo a par de como exercer a sua cidadania corretamente?
Como explicar política para uma criança?
Uma das grandes conquistas que a democracia nos trouxe foi o direito de pensar diferente, ter opiniões diferentes e poder expressá-las, desde que, é claro, estas não firam o direito de ninguém. Por isso comece ensinando isso para o pequeno, estimulando-o a ouvir as ideias dos amigos e tentar compreendê-las.
O oposto também vale, deixe a criança à vontade para falar as suas ideias. E se ouvíssemos quais são as suas sugestões para melhorar a convivência na escola, em casa, no parque? Será que com isso nós não teríamos adultos mais preparados e dispostos a debater processos de mudança coletiva?
Converse sobre o assunto
Enfim, a base de tudo é realmente a conversa. Comece a envolver os pequenos nos processos eleitorais, estimulando atividades que abordem esse tema e que os façam pensar coletivamente.
A escola tem um papel fundamental nesse aprendizado também, verifique se a escola do seu filho procura ter aulas sobre política e cidadania. Simular uma eleição, eleger um representante de turma e propor a solução de conflitos para ser resolvida em sala de aula são elementos que trazem a compreensão do tema para as crianças.
Lembre-se sempre, as crianças sempre podem aprender quando recebem o estímulo certo e a oportunidade, por isso não deixe de mostrar para elas algo que será parte importante da sua vida adulta.
Comentários