Blog

calendario header
12
mai
2022

Como despertar o interesse das crianças pela leitura
Publicado em 12 de maio / 2022

Com um número cada vez maior de telas à disposição para o entretenimento infantil, nem sempre é fácil atrair a atenção dos pequenos para a leitura. Contudo, esse é um hábito que precisa ser constantemente estimulado a fim de garantir o melhor desenvolvimento deles.

Para te ajudar com essa missão, separamos algumas dicas de como atrair o interesse das crianças pela leitura. Confira abaixo.

1. Escolha os primeiros livros

Mesmo que a criança ainda não saiba ler, o hábito da leitura já pode começar a ser estimulado. Existem diversos livros para os pequenos em idade pré-escolar, que mostram conceitos simples como cores, formas, animais e outros, que devem diverti-las. E, conforme eles forem crescendo, podem ter acesso a novas opções de livros.

2. Use a tecnologia a favor

Já falamos anteriormente sobre como as telas podem competir pela atenção da criança, então que tal usá-las a seu favor? Existem aplicativos que fornecem livros digitais, até com opções de histórias interativas, com figuras animadas e música. 

3. Faça passeios em bibliotecas e livrarias

Outra opção para deixar a criança em contato com a leitura, é proporcionar passeios que envolvam a prática. Muitas bibliotecas e livrarias possuem espaços interativos com brinquedos, jogos e até contação de histórias, que podem divertir os pequenos.

4. Crie o cantinho da imaginação

Nada melhor para estimular a criança a ler do que proporcionar um espaço só para isso. Vale criar o cantinho da imaginação no próprio quarto do seu filho, com suas leituras favoritas, além de outros objetivos criativos como quebra-cabeças, fantoches e livros de colorir.

5. Faça uma leitura conjunta

Quer mais uma dica de como criar uma aura positiva em torno da leitura? Busque ler livros com o seu filho, comece por histórias simples, depois peça que ele comente sobre as cenas e adicione fatos novos de acordo com a imaginação.

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o blog, em breve voltaremos com mais conteúdos sobre a infância. 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.