Blog

calendario header
02
nov
2017

A relação entre crianças e animais de estimação
Publicado em 02 de novembro / 2017

Os animais de estimação levam uma alegria especial e diferente para o lar. Mas você sabia que a presença deles faz uma grande diferença na nossa vida? Os peludos acabam se tornando membro da família e são inúmeros os benefícios que eles podem trazer, principalmente para as crianças.  Desde a companhia até contribuir para saúde, os bichinhos fazem muito bem aos meninos. Confira a seguir alguns benefícios que os animais de estimação podem trazer aos nossos pequenos:

Responsabilidade: Ter um animal requer cuidados e estes cuidados, orientados pelos papais, estimulam a autonomia e a responsabilidade das crianças. Cuidar da limpeza do bichinho e do seu habitat, cuidar da sua alimentação, medicá-lo quando necessário, também favorece o desenvolvimento do vínculo afetivo e a lidar com os mais diversos sentimentos, desde à alegria até a frustração e a morte.

Relacionamento: A partir da convivência com animais, a criança aprende a se relacionar com as outras pessoas, desenvolvendo a sensibilidade, a observação, a compreensão e os sentimentos de solidariedade, generosidade, zelo, afeto, carinho e respeito.

Desenvolvimento físico: Os pets também podem ser fortes aliados no desenvolvimento físico das crianças através de brincadeiras e exercícios. Os cães, por exemplo, exigem caminhadas diárias, isso pode incitar a criança a fazer passeios e jogos ao ar livre. Além disso, a amizade entre ambos pode render momentos de muita diversão.

Saúde:  Além do afeto, os animais também podem produzir outros benefícios para a saúde. As terapias assistidas por animais são capazes de promover melhoras físicas, sociais, emocionais e cognitivas humanas. Os animais são indicados para pessoas com deficiências sensoriais (cegos e surdos), dificuldades de coordenação motora (ataxia), atrofias musculares, paralisia cerebral, autistas, portadores de Síndrome de Down, distúrbios comportamentais e outras afecções.

Viram como a relação entre bichinhos e crianças contribui bastante para o desenvolvimento delas? É preciso cultivar essa relação desde cedo para que nossos pimpolhos sejam adultos conscientes com a natureza, tenham empatia e que sejam capazes de manter vínculos fortes. Gostaram do artigo? Acompanhe nosso blog se siga-nos no Facebook e Instagram para mais dicas e novidades.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.