Blog

calendario header
09
mar
2018

A história do dia internacional da mulher
Publicado em 09 de março / 2018

Comemorar o dia internacional da mulher vai além de mandar flores. Não existe dia específico para se ter respeito com o próximo, mas você conhece a história desse dia? Então venha saber mais.

Em 1857, centenas de operárias morreram queimadas por policiais em uma fábrica têxtil de Nova York (EUA). Elas reivindicaram a redução da jornada de trabalho e o direito à licença-maternidade.

Em homenagem às vítimas, no ano de 1911, foi instituída a comemoração de 8 de março, o dia internacional da mulher.

gettyimages-665831012

O primeiro dia nacional da mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. No ano seguinte, o partido socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York e culminou, em novembro de 1909, em uma longa greve têxtil que fechou quase 500 fábricas americanas.

blog3

No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam, assim como nos demais países, melhores condições de trabalho e qualidade de vida. A luta feminina ganhou força com o movimento das sufragistas, nas décadas de 1920 e 30, que conseguiram o direito ao voto em 1932, na Constituição promulgada por Getúlio Vargas. A partir dos anos 1970 emergiram no país organizações que passaram a incluir na pauta das discussões a igualdade entre os gêneros, da mulher. Em 1982, o feminismo passou a manter um diálogo importante com o Estado, com a criação do Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo, e em 1985, com o aparecimento da primeira Delegacia Especializada da Mulher.

A verdade é que toda mulher tem seu jeito especial de ser, são exemplo de amor, perseverança, coragem, determinação e inteligência, e merecem total respeito, não só hoje, mas em todos os dias.

blog4

Continuem acompanhando nosso blog e nossos perfis nas redes sociais(Facebook e Instagram) para mais dicas e novidades.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.