Blog

calendario header
11
set
2020

Dicas de como estimular a alfabetização dos pequenos em casa
Publicado em 11 de setembro / 2020

A fase de alfabetização é um período muito complexo na vida da criança. É justo nessa etapa que grandes fluxos de informação entram pelo cérebro e muitas coisas da rotina estudantil mudam em um curto período de tempo. 

Devido a intensidade alta desse processo, os pais exercem papel fundamental na vida dos filhos incentivando e ajudando a alfabetizar os pequenos também em casa. E para ajudar os pais nessa tarefa super importante, trouxemos algumas dicas valiosas.

Veja abaixo como auxiliar seus pequenos na alfabetização em casa!

Estimule a leitura

Ler é parte fundamental no processo de alfabetização e além disso pode se tornar um hábito muito saudável que vai acompanhar seu filho durante todas as fases da vida. Esse estímulo pode ser feito desde pequeno, por meio da contação de histórias interessantes para a faixa etária da criança.

É importante que os pais não tratem essa leitura como algo enfadonho ou mais uma tarefa do dia. Para gerar o estímulo necessário e a curiosidade, a criança deve se sentir envolvida na leitura e atraída por esse hábito. 

Em meio a uma leitura e outra, é possível ir familiarizando a criança com as palavras, letras e formação de frases. Issos ajudará bastante no processo de alfabetização e aprendizado.

Ensine enquanto diverte

O aprendizado nem sempre é algo prazeroso para a criança, principalmente quando é visto como uma obrigação. Então que tal usar as brincadeiras para ensinar algumas coisas? Use sua criatividade e bole jogos para que a criança aprenda o alfabeto num jogo de tabuleiro feito a mão, por exemplo. 

Outra opção pode ser alguma espécie de jogo da memória, fazendo com que a criança tente lembrar da ordem certa de cada letra do alfabeto. Essas são maneiras de passar um tempo juntos e ainda ensinar os pequenos.

Incentive a escrita

Tão importante quanto ler, é escrever. Isso é colocar em prática aquilo que está absorvendo durante a alfabetização. Por isso os pais devem sempre acompanhar os filhos nessa aventura.

Que tal incentivar a criança a escrever pequenas cartinhas para os membros da família? Ou até mesmo um diário, dependendo da idade? Esse pode ser um estímulo bastante interessante. 

Respeite o tempo da criança

Tente lembrar um pouco do passado. Você teve extrema facilidade para aprender a ler e escrever? Independentemente da resposta ser sim ou não, é preciso entender que a criança terá um tempo diferente. Pode ser mais rápido ou mais lento para ela.

Como falamos no começo, esse processo é complexo e complicado. São muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo. Logo é de extrema importância que os pais não se irritem se o aprendizado estiver sendo mais lento, para não pressionar e criar um bloqueio nos filhos.

Reconheça os esforços, encoraje, estimule, dê atenção e ajude no que for possível. Assim o aprendizado será mais fácil e o processo de alfabetização bem mais prazeroso. 

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais e fique ligado que toda semana temos um assunto novo por aqui. 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.