Blog

calendario header
16
fev
2017

Crianças ajudando em casa
Publicado em 16 de fevereiro / 2017

A criançada sempre gosta de uma brincadeira, melhor ainda se for com várias pessoas reunidas e fazendo algo que nunca fizeram. Embora elas não possam brincar para sempre, é muito importante que saibam diferenciar brincadeiras e responsabilidades. Mas a maior dificuldade dos pais é saber como tratar assuntos mais chatos com um tom mais humorado e divertido. Quer um exemplo? A limpeza e organização de casa é um ponto a ser discutido em família. Outra dúvida: com que idade posso colocar meus filhos para fazer determinadas tarefas? Calma, nós vamos deixar esse trabalho um pouco mais simples e tentar agradar a todos com as dicas abaixo.

  • 2 e 3 anos: mesmo sem entender muito bem o que está acontecendo, eles querem sempre ajudar no que podem. Então, as tarefas para essa idade podem ser: arrumar os brinquedos e livros, colocar a roupa suja dentro da máquina de lavar, ajudar a limpar restinhos de comida que ficou encima da mesa.

criancas_ajudando_casa_delta_2

  • 4 e 5 anos: nessa idade, as crianças querem aprender tudo que conseguirem, é a época em que elas fazem o maior número de perguntas possíveis. Algumas das tarefas podem ser feitas sem a supervisão adulta – mas aconselhamos ficar de olho de vez em quando. Elas podem ajudar a arrumar a cama de manhã, alimentar os animais de estimação, colocar a mesa para o jantar ou almoço, organizar as compras de supermercado e dar uma mãozinha no preparo das refeições.

Little housewife Helping At Home

  • 6 a 8 anos: é nessa idade que elas podem começar a notar que a brincadeira não é tão divertida quanto parecia no início e acabam perdendo o entusiasmo, assim como começam a querer alguma independência. Nesse caso, elas podem ajudar a estender e retirar a roupa, arrumar a cama ao acordar ou quando for dormir, colocar os preparativos do jantar, organizar e separar as compras de supermercado, aspirar pequenos cômodos da casa (mesmo que com a supervisão de um adulto) e limpar a mesa após a refeição.

criancas_ajudando_casa_delta_4

  • 9 a 12 anos: a partir dessa idade, as crianças são perfeitamente capazes de assumir mais responsabilidades e cumprir mais obrigações, desde que lhes sejam ensinados desde menores com uma rotina. Algumas tarefas podem ser lavar a louça, limpar o banheiro, levar o lixo, ajudar a lavar o carro, fazer a cama ao acordar, arrumar a roupa em seus devidos locais e ajudar na limpeza do jardim e da casa.

Kid Chores

Devemos ensinar as nossas crianças que ajudar os pais é uma tarefa não só organizacional de casa, mas também de empatia com o próximo. Isso elas vão aprender pelo resto da vida, seja em qualquer situação. Então, aos poucos, podemos passar pequenas tarefas diárias e ir evoluindo com o passar do tempo. Facilitou?

Até a próxima semana! 😉

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.