Blog

calendario header
04
mai
2017

Criança rima com dança
Publicado em 04 de maio / 2017

Aqui no blog nós já falamos sobre a importância da música na educação infantil, e mostramos o quanto a musicalidade é relevante para a formação das crianças. Hoje o assunto é uma outra vertente da música: a dança.

Desenvolver a expressão corporal na educação infantil ajuda no reconhecimento do corpo, de suas possibilidades e limitações espaciais, temporais e laterais. Além de ser uma maneira prazerosa de exercitar o corpo, ela torna-se uma brincadeira gostosa e divertida, trazendo muitos benefícios para esse momento da vida.

A dança pode favorecer o desenvolvimento corporal da criança tendo o objetivo de combinar movimento e ritmo adequado de acordo com a estrutura rítmica da música. É possível identificar na criança que dança um aumento da segurança e autoestima, pois ela facilita a socialização e ajuda a criar novas amizades, além do desenvolvimento da confiança física e mental.

Kids dance fitness class.

Listamos alguns benefícios físicos e mentais dessa atividade:

 

– A dança estimula a circulação sanguínea e o sistema respiratório;

– Favorece a eliminação de gorduras;

– Contribui para corrigir más posturas;

– Exercita a coordenação, a agilidade de movimentos e o equilíbrio;

– Colabora no desenvolvimento muscular e forma da coluna;

– Ajuda no desenvolvimento da psicomotricidade, da agilidade e coordenação dos movimentos;

– Permite melhorar o equilíbrio e os reflexos;

– Pode ajudar a corrigir problemas como o “pé plano”. No ballet, a posição que o pé adota durante as aulas na maior parte do tempo, é estirada para frente, fazendo com que pouco a pouco se corrija o defeito;

– Desenvolve a sensibilidade dos pequenos permitindo que seus sentimentos fluam com total liberdade;

– Ajuda na socialização da criança para vencer a timidez.

-danca-quais-os-seus-beneficios-para-as-criancas

Geralmente as aulas de dança para crianças centram-se na criatividade e nas possibilidades de movimento. Assim elas podem desenvolver uma preferência pessoal por padrões de movimentos e estilos.

Agora você sabe a importância de inserir a dança nas atividades dos pequenos. É muito proveitoso, além de ser super fofo, não é? :)

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.