Blog

calendario header
09
ago
2019

A importância da figura paterna para o desenvolvimento infantil
Publicado em 09 de agosto / 2019

A figura paterna no desenvolvimento da criança é fundamental para que ela se sinta acolhida, tenha uma autoestima elevada e estabilidade emocional. A ausência do pai influencia diretamente na maneira como esse jovem irá lidar com seus relacionamentos pessoais, familiares e profissionais. Visto que, o abandono paterno gera um sentimento de inadequação, instabilidade emocional e um comportamento hostil.
Fica claro assim que: A importância da figura paterna para o desenvolvimento infantil vai muito além do que costumamos imaginar. Com o passar dos dias, meses e anos, a figura paterna torna-se extremamente importante para a criança. A presença sempre ativa e constante do pai nessa relação pode ajudar as crianças a se sentirem seguras ao expandirem suas experiências pelo mundo. É comum que o pai desafie a criança a ultrapassar seus limites quando estimula que ela balance mais alto, por exemplo. Ou que ensine sobre justiça e direito quando fala sobre regras.

Problemas emocionais associados ao abandono paterno:
● Ansiedade social;
● Dificuldades na escola nas relações com os colegas;
● Falta de confiança;
● Baixa autoestima;
● Depressão;
● Agressividade;

 
Ações que para estar sempre presente na vida da criança:
● Mostre interesse pela vida escolar da criança, ajude com a lição de casa, pergunte sobre as brincadeiras, colegas, matérias e professores favoritos;
● Saia para brincar ao ar livre: andar de bicicleta, ir à praia ou ao parque. Cuide para que o tempo que vocês passem juntos tenha qualidade;
● Ao conversar com seu filho, procure sempre manter um contato visual com a criança;
● Não compense sua ausência com presentes materiais;
● Seja carinhoso: abrace e beije seu filho sempre que estiverem juntos;
● Entenda que mesmo morando em casas diferentes, o pai também é responsável pela formação e educação da criança. Estabelecer limites, regras e chamar atenção do seu filho quando for necessário é fundamental. Tenha autoridade e não fique apenas com a parte “leve” da relação.

Gostaram das nossas dicas? Conheçam mais nossos produtos e continuem acompanhando nosso blog para mais dicas. Fiquem ligados em nosso Facebook (Delta Artigos Escolares) e Instagram (@deltaartigosescolares).

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.