Blog

calendario header
24
jul
2019

Atividades físicas ideais para cada faixa etária, fique por dentro!
Publicado em 24 de julho / 2019

Incentivar os pequenos a começarem desde cedo a praticar uma atividade física é essencial para que elas se habituem a um estilo de vida ativo. Para isso, entender a importância da atividade física para crianças é muito importante. É através da atividade física que as crianças se mantém saudáveis, têm crescimento adequado e desenvolvem melhor suas capacidades motoras e cognitivas.

Mais importante que manter as crianças em movimento é despertar nelas o interesse pelas atividades físicas. Se um bom hábito se instala desde muito cedo, dificilmente se perderá ao longo dos anos – e, assim, vai acompanhar a criança até sua vida adulta. Não se pode esquecer que várias brincadeiras também são importantes – tanto pelo desenvolvimento físico quanto pela criatividade. Entre elas estão amarelinha, pique-pega e pique-bandeira.

Fizemos aqui uma seleção do tempo recomendado de atividade para cada faixa etária:
– Bebês

O incentivo à prática de atividades físicas deve vir literalmente de berço. Para os pediatras, mesmo bebês que não começaram a se arrastar devem ser estimulados a tarefas como alcançar objetos, puxar, empurrar, mover a cabeça,
corpo e membros. Pequenas atividades várias vezes ao dia. Crianças que já engatinham ou se arrastam devem ser encorajadas a explorar ambientes seguros e supervisionados. As crianças que já andam podem ser incentivadas a realizarem atividades leves, como se mover, rolar, brincar, e até mais enérgicas como pular e correr por uma média de 3h por dia.

– 3 até 5 anos
As crianças dessa faixa etária devem fazer pelo menos 3h de atividades físicas de qualquer intensidade distribuídas ao longo do dia. Atividades que também estimulem a coordenação motora, como jogos com bola ou andar de bicicleta são essenciais. Pode-se incluir nessas brincadeiras atividades com água, jogos de perseguir, apostar corrida ou até uma guerra de bexigas d’água. Nessa idade também já é possível introduzir as crianças às atividades estruturadas, como natação, yoga, danças, lutas e esportes coletivos.

– 6 até 19 anos
Sim, a recomendação da Sociedade de Pediatria para a prática de atividades é a mesma dos 6 anos até a adolescência. Esse grupo deve fazer pelo menos 1h por dia de atividades de intensidade moderada. Segundo os pediatras da Sociedade, as atividades intensas ajudam no fortalecimento e desenvolvimento de músculos e ossos e devem ser feitas pelo menos três vezes por semana. Dentro dessas atividades se enquadram esportes como futebol, vôlei, natação, handebol e ciclismo.

 

Viu só como a atividade física para crianças é crucial no desenvolvimento saudável durante toda a infância? Mostre a importância de se exercitar e motive as crianças a criarem hábitos que irão acompanhá-las por toda a vida!

Gostaram das nossas dicas? Conheçam mais nossos produtos e continuem acompanhando nosso blog para mais dicas. Fiquem ligados em nosso Facebook (Delta Artigos Escolares) e Instagram (@deltaartigosescolares).

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.