Blog

calendario header
05
ago
2021

Relação entre pai e filho: como estreitar os vínculos com o bebê?
Publicado em 05 de agosto / 2021

A princípio, a gravidez e os primeiros meses de vida de um bebê parecem ser muito focados na relação com a mãe, certo? Então como fica o papel do pai nessa história? E como fazer para não se tornar um simples espectador da vida em família?

Aproveitando o clima de Dia dos Pais, o nosso novo artigo traz algumas dicas sobre como os papais podem se conectar com seus filhos já a partir do inícios de suas vidas. Vamos lá?

Durante a gestação

A ligação entre mãe e filho começa a partir da gravidez, por isso o papel do pai já deve se tornar ativo nesse momento também. Alguns gestos simples podem ajudar a criar esse vínculo.

Procure acariciar a barriga da mulher para que o bebê sinta o toque, também converse com ele para que sua voz passe a ser reconhecida. Outra dica é acompanhar a mãe nas consultas de pré-natal, assim você vê de perto as condições da criança.

Muitas mães participam de aulas e cursos sobre cuidados parentais, além de lerem bastante sobre maternidade e criação. O pai também pode (e deve) se envolver nesses assuntos, sendo uma boa maneira de se preparar para a chegada do bebê.

Bebê recém-nascido

Essa é uma das fases que mais requerem cuidados por parte dos pais. Mesmo que os recém-nascidos durmam boa parte do tempo, a atenção com eles precisa ser durante 24h. Dessa maneira, o pai tem a oportunidade de ser bastante participativo.

Após o parto, a mulher precisa de muito descanso e cuidados, por isso você pode assumir a responsabilidade sobre o bebê para que ela possa se recuperar. Depois essas tarefas podem passar a ser divididas igualmente.

Invista em momentos a sós com a criança, cante e converse com ela. Também participe dos banhos, troque as fraldas e faça massagens para aliviar as cólicas. O pai pode se envolver até com a amamentação, esteja presente e ajude o bebê a arrotar depois.

Bebês maiores

Conforme a criança for crescendo, aparecem novas oportunidades de ficar ligada a ela. Faça brincadeiras e atividades que ajudem no desenvolvimento físico e cognitivo do bebê, como alcançar brinquedos ou ouvir música.

Você também pode levá-lo às consultas com o pediatra ou para tomar vacina, faça isso acompanhado da mãe ou sozinho.

Outra dica é levar o bebê para dar uma volta, assim você garante uma boa distração e ainda um banho de sol. Também aprenda como acalmá-lo em momentos de choro, pois eles vão acontecer.

A Delta Artigos Escolares parabeniza todos os pais nessa data especial e deseja que eles possam estreitar cada vez mais os laços com os filhos. Um feliz Dia dos Pais e até a próxima!

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.