Qual tipo de livro ler para as crianças?
Publicado em 21 de setembro / 2018
Introduzir o hábito da leitura infantil, desde a primeira infância, entre a gestação e os seis anos de idade, é essencial para auxiliar no desenvolvimento das crianças. O contato com as histórias, diferentes tipos de narrativas e imagens estimulam muito mais a capacidade de criatividade e imaginação. Mas para que esse hábito possa se tornar ainda mais eficiente quanto ao desenvolvimento intelectual dos pequenos, observar alguns pontos pode ser essencial.
Uma pesquisa da Universidade de Sussex (Reino Unido), com crianças de 3 anos, por exemplo, constatou que, quando os livros infantis que têm muitas figuras, os pequenos assimilam menos vocabulário. No experimento, um mediador leu dois tipos de livros (com texto e ilustrações), mas um com imagens só na página da direita e, outro, com imagens em ambas as páginas.
Os resultados mostraram que, no segundo modelo, as crianças ficavam um pouco perdidas e não associavam os objetos desenhados ao texto. Já quando as figuras ocupavam apenas um lado, elas armazenaram o dobro de palavras.
Daí surge a importância de escolher bem os livros e tomar algumas medidas importantes como: sempre variar temas para que os baixinhos possam se sentir mais interessados, criar uma rotina de leitura para que se torne um hábito, buscar formas alternativas de leituras como em jogos e brincadeiras, dentre outros.
Logo,avaliando e considerando bem esses pontos, pais e filhos, poderão juntos aproveitar esse momento da melhor forma.
Gostaram das nossas dicas? Conheçam mais nossos produtos e continuem acompanhando nosso blog para mais dicas. Fiquem ligados em nosso Facebook (Delta Artigos Escolares) e Instagram (@deltaartigosescolares).
Comentários