Blog

calendario header
21
jan
2022

Primeiro dia na escola das crianças: veja como lidar com esse desafio
Publicado em 21 de janeiro / 2022

O primeiro dia de aula pode ser um desafio, tanto para as crianças quanto para os pais. O ambiente diferente, a construção da rotina e o fato de conhecer pessoas novas são motivos o suficiente para trazer nervosismos quanto a situação.

Para te ajudar a preparar o seu filho para este momento, separamos aqui algumas dicas sobre como lidar da melhor maneira possível com a adaptação ao ambiente escolar. Confira. 

Faça uma visita na escola antes de as aulas começarem

Uma boa dica para passar mais segurança tanto aos filhos como aos pais é fazer uma visita à escola antes de as aulas começarem. Dessa maneira a criança já começa a familiarizar-se com o novo ambiente, os professores e a vizinhança em geral.

Durante a visita explique para a criança que é lá que ela irá todos os dias de agora em diante. Mostre como o ambiente pode ser divertido, um lugar para fazer novos amigos, conhecer brincadeiras e aprender coisas importantes.

Converse sobre o primeiro dia de aula

Nas semanas que antecedem o início das aulas procure conversar com a criança sobre a escola. Explique a ela sobre a mudança que irá acontecer na sua rotina, como dormir e acordar mais cedo, preparar os itens para levar ao colégio e etc. 

Fale também sobre o ambiente escolar, mostrando que existem regras e horários a serem seguidos, assim como adultos que serão responsáveis pela sua educação ali e que precisam ser respeitados. Tudo isso vai ajudar o seu filho a ter mais segurança em relação à novidade.

Leve seu filho para comprar o material escolar

Antes de iniciar uma experiência nova é normal que expectativas sejam criadas, se elas serão boas ou ruins isso vai depender de muitos fatores. Para criar boas expectativas em cima do primeiro dia de aula, experimente envolver mais a criança no processo.

Por exemplo, que tal levar o pequeno para escolher com você o material escolar? Chegue na papelaria e mostre as opções de cadernos, canetas, lápis de cor e outros produtos que ele irá usar no dia a dia. Isso cria uma vontade de colocar tudo em uso na escola. 

Despeça-se de forma segura

Para evitar o choro e a birra muitos pais podem optar por deixar a criança na escola, saindo sem se despedir ou sem que ela o veja. Isso cria uma sensação de insegurança no resto do dia, deixando o pequeno em dúvida se o pai voltará para buscá-lo.

O ideal é que você converse com o seu filho no momento de deixá-lo na escola, explicando que irá sair por um momento, mas em breve voltará para buscá-lo. E, na hora da saída, evite atrasos e chegue no horário combinado, pois isso passará mais segurança ao pequeno.

Gostou das nossas dicas? O mais importante nessa nova etapa do seu filho é passar segurança e ser firme nas decisões que tomar em relação à escola, assim, aos poucos, a criança vai se adaptar à rotina.  

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.