Blog

calendario header
26
ago
2021

Por que a educação infantil é tão importante para a criança?
Publicado em 26 de agosto / 2021

É comum que os papais e mamães de primeira viagem se perguntem qual o momento certo para colocar os seus filhos na escola. Será que é muito cedo? E se eles não conseguirem se adaptar?

As dúvidas e incertezas nessa fase aparecem com frequência, por isso a família deve estar a par da importância da educação infantil na vida de seus filhos para tomar a decisão certa. Veja mais sobre o tema no texto abaixo.

Quando começar?

A primeira fase da educação infantil na escola é um dos momentos mais importantes na vida da criança, sendo fundamental para influenciar o seu futuro dali em diante. Neste ambiente os pequenos começam os seus primeiros contatos de socialização mais intensa, além de ser a porta de entrada para inúmeras descobertas.

Por isso, de acordo com os especialistas na área da educação, as crianças podem entrar na escola a partir dos dois anos de idade. Essa é uma fase em que o pequeno começa a se perceber e também a perceber o outro.

O período da primeira infância, que vai desde o nascimento até os seis anos, é quando o cérebro mais se transforma e se desenvolve. Por isso, os aprendizados desenvolvidos pela criança aqui podem ser essenciais para definir a sua personalidade.

Aprendizados importantes

Muitas famílias ainda veem a escola na primeira infância como um local onde as crianças vão para brincar enquanto os pais trabalham. Porém, o que elas não percebem é que o aprendizado lúdico ensina coisas valiosas para os seus filhos.

Por exemplo, em uma simples brincadeira no parquinho, a criança tem como aprender sobre trabalhar em equipe, respeitar os seus colegas e também cooperar com os outros.

Dessa maneira, os pequenos podem desenvolver várias habilidades ao mesmo tempo, com a escola servindo de base para explorar essas capacidades, como questão de espaço, aspectos físicos, criatividade, comunicação, cidadania e vocabulário. Tudo de uma maneira muito natural para o pequeno.

Outros aprendizados

Além dos citados acima, a educação infantil também permite à criança: 

  • O convívio com outras pessoas, em pequenos e grandes grupos e utilizando diferentes linguagens;
  • A ampliação dos seus conhecimentos sobre cultura e as diferenças entre as pessoas;
  • Um momento de contato com o mundo exterior para ganhar autonomia e autoconfiança;
  • A oportunidade de tomar suas próprias decisões e se posicionar quanto a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes;
  • Situações para expressar suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões e questionamentos, desenvolvendo sua sensibilidade, percepção e empatia;
  • Momentos de autoconhecimento e construção de sua identidade pessoal, social e cultural;
  • O desenvolvimento das relações interpessoais fora da família, estabelecendo amizades.

Gostou do artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e mostre a outros pais a importância da educação infantil na vida das crianças.    

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.