Blog

calendario header
28
mai
2021

Os prós e contras do uso do videogame por crianças
Publicado em 28 de maio / 2021

Estamos numa era cada vez mais digital ao ponto de que é praticamente impossível imaginar um mundo hoje sem as tecnologias que temos. Uma das tecnologias mais consolidadas e que mais se dissemina é a dos videogames. 

Jogos com alto grau de realidade, jogos que exigem mais interação com o jogador, muitas informações ao mesmo tempo e diversas modalidades, para agradar a todos os públicos. com tantas opções, é praticamente impossível não se sentir preso por algum jogo virtual.

E uma discussão que existe há muito tempo é: videogames são bons ou ruins para as crianças? Há quem defenda a ideia de que os jogos são estimulantes para o desenvolvimento dos pequenos, mas também existe quem ainda acredite que alguns jogos são má influência.

Para não ficar no achismo, vamos explorar aqui alguns argumentos que são a favor dos videogames para crianças e outros de posicionamento contrário. Vamos juntos nessa conversa para entender mais sobre esse universo de games? Continue o texto e boa leitura!

A importância social dos videogames hoje

Antes de falarmos propriamente dos benefícios ou malefícios do videogame, precisamos acentuar que essa é uma das formas de entretenimento que mais crescem no mundo. em números, esse crescimento significa que até 2023 é esperado que a indústria dos games atinja lucro acima de 200 bilhões de dólares.

Isso nos dá uma ideia de como esse mercado tem se consolidado nos dias atuais. Mesmo com a pandemia, houve um aporte de 700 milhões de dólares em investimentos em startups de videogames. O crescimento desse mercado é de 11% ao ano, maior que o crescimento do mercado de cinema e música juntos.

Todos esses números dão a dimensão de como os videogames têm sido importantes para a cultura em geral e, em grande parte, seus consumidores são crianças. Os nossos filhos! Por isso o debate sobre os benefícios e malefícios dos jogos eletrônicos é tão importante. 

Benefícios dos videogames para crianças

Vamos começar falando dos pontos positivos que essa modalidade de jogos pode trazer para os pequenos. Afinal, não é à toa que muitos estudos recomendam e comprovam a eficácia dos videogames para o desenvolvimento infantil.  

Melhoria da coordenação motora

Ainda que a principal função dos jogos seja o entretenimento, eles têm sido vistos como excelentes aliados do desenvolvimento de habilidades importantes. Isso porque trazem regras, informações complexas e a necessidade de raciocínio rápido.

Auxilia o raciocínio lógico

A maioria dos jogos eletrônicos exige alto nível de concentração e, consequentemente, demanda a tomada de decisões de forma rápida. Por isso esse tipo de conteúdo consegue trabalhar a agilidade e o raciocínio. Fazer escolhas sob pressão pode ser difícil, mas alguns jogos acabam auxiliando e tornando isso algo natural. 

Tolerância a frustrações

Frustrações são ruins, mas não precisam ser encaradas como se fosse o fim do mundo. Em jogos eletrônicos é normal não conseguir passar por um obstáculo de primeira, ou acabar se frustrando quando está em uma situação difícil. Isso vai trazendo esse sentimento mais para perto, fazendo com que ele não seja uma surpresa ou maior do que é de fato na vida real.

Malefícios dos videogames para crianças

Apesar dos benefícios, nem tudo são flores na relação das crianças com os videogames. Isso porque esse entretenimento pode se tornar viciante e tudo demais, feito com exagero, é prejudicial. Veja agora alguns problemas que podem acontecer devido a esse exagero.

Relações sociais

Quem gosta de videogame é antissocial? Não necessariamente, mas há casos em que os jogos são um problema, principalmente quando são motivo de vício e podem impedir a criança de viver sua infância com outros amigos. É importante dosar a diversão com os games e com outras formas de interação. 

Obesidade

Assim como a TV e a internet, os videogames são acusados de aumentar a propensão a engordar. De acordo com um estudo feito no Canadá e na Dinamarca, publicado em 2011, jogos de computador despertam nos jovens um maior apetite, fazendo com que eles consumam mais comida do que o necessário. É preciso ter atenção a isso e incentivar a prática de exercícios físicos.

Menos controle emocional

Alguns tipos de jogos podem ser muito prejudiciais para as emoções das crianças, principalmente os que contém maior teor de violência. Uma pesquisa divulgada no final de 2011 reforça a ideia de que jogos violentos são prejudiciais. Depois de uma semana jogando esse tipo de games, os homens que participaram da pesquisa apresentaram alterações na parte frontal do cérebro, que controla a cognição e a emoção.

E aí, qual a relação dos seus filhos com os videogames? É preciso saber dosar bastante para que essa atividade seja mais benéfica que maléfica para a criança. Deixe seu comentário e compartilhe esse post com outros pais.

Até a próxima!

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.