Blog

calendario header
23
out
2020

O que fazer quando as crianças aprendem a dizer não para a comida?
Publicado em 23 de outubro / 2020

A alimentação infantil é um assunto bastante debatido há muito tempo. Há um período, chamado de introdução alimentar, que é quando o bebê está disposto a novos sabores, conhecendo e comendo quase tudo. 

Até aí, tudo parece correr muito bem. Mas então ocorre um pequeno probleminha que tira tudo do eixo. O bebê começa a entrar na fase de aprendizado da linguagem e o não começa a ser mais frequente.

E o que antes era uma tarefa simples, agora passa a ser um desafio e uma árdua negociação. Você tem que usar todas as estratégias para fazer a criança comer aquilo que é importante para o seu organismo. 

Mas como fazer isso? É o que vamos falar na sequência deste artigo. Confira algumas dicas de como lidar com esse “não” e alguns modos de voltar a ter o “sim” mais fácil. 

Seja o exemplo

Uma coisa fundamental para quase todos passos na educação dos filhos é o exemplo dos pais. Nesse caso não é diferente, se você mantiver sua alimentação com bastante variedade e de maneira saudável, isso vai ajudar a estimular a criança ao bom hábito alimentar. Em algum momento, com certeza, ela vai se abrir à experimentação. 

Tenha poder de observação

É comum que a criança comece a comer mal quando alguma doença se aproxima ou até mesmo quando um dente está nascendo. Por isso é importante que os pais mantenham o poder de observação bem aguçado e na primeira oportunidade levar o pequeno ao médico para uma avaliação. 

Não force nada

Esse é um erro comum cometido por muitos pais. Pense bem, se um adulto não quiser comer algo na hora de qualquer refeição, você poderá obrigá-lo a comer, utilizando-se até de violência? A resposta é óbvia: NÃO! Com as crianças também não deve ocorrer isso. Dê tempo para o pequeno experimentar e conhecer o sabor, textura e cheiro dos alimentos.

Coma junto, isso ajuda

Faça seu filho valorizar o momento em família, sente-se junto, coma junto, e faça esse momento ser importante para todos. Assim o seu filho poderá até abrir o apetite pela qualidade do momento em que está vivendo. Além disso, sentar-se à mesa junto, facilita na contenção das distrações que podem ocorrer na hora da refeição. 

Cada caso é um caso

Não tente comparar a quantidade que seu filho come com a quantidade do filho do vizinho, isso pode ser problemático. Cada organismo tem suas necessidades e às vezes a quantidade que seu filho se diz satisfeito é realmente satisfatória para o seu corpo. 

Fique atento apenas para que isso não seja uma restrição alimentar que vá prejudicar o crescimento do seu filho. Se possível, leve ao médico para acompanhamento de perto e para entender as necessidades alimentares do seu filho. Uma consulta à nutricionista também é importante. 

Gostou das nossas dicas? Fique atento para mais conteúdos, sempre postamos um artigo por semana em nossas redes sociais. Até a próxima!

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.