Blog

calendario header
18
abr
2017

Música na educação infantil
Publicado em 18 de abril / 2017

A música está presente em nossas vidas praticamente desde a hora do nascimento. Ela acompanha tanto as histórias individuais de cada ser, como a história da humanidade. É uma maneira de conectar-se às pessoas, fazer amigos, divertir-se, relaxar e aprender. E é nesse aprender que entra nosso texto de hoje, sobre o quanto a música é importante na educação dos pequenos.

Trabalhar música na educação infantil ajuda a melhorar a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático. “A música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral. É como se tornássemos o nosso ‘hardware’ mais poderoso”, explica a pedagoga Maria Lúcia Cruz Suzigan, especialista no ensino de música para crianças. Essas áreas se interligam e se influenciam. Sem música, a chance é desperdiçada.

                   reab9

Para obter melhores resultados, a música deve ser trabalhada de diferentes formas, como por exemplo, com exercícios de canto, parlendas, brincadeiras cantadas, brincadeiras de roda, assistir a filmes, adivinhação, construir brinquedos sonoros, sonorização de histórias e etc. Na educação infantil, podemos buscar um trabalho que permita o aluno a experimentar sensações e sentimentos como de tristeza, alegria, e que ele consiga expressar esses sentimentos através da manipulação dos instrumentos musicais.

Quanto mais cedo começar a trabalhar esse método com as crianças, melhor. Pois a música faz parte de cultura das crianças por causa das canções de ninar e das brincadeiras, então começar a educa-las musicalmente é um ótimo método e até mesmo um caminho natural.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.