Blog

calendario header
25
fev
2022

A importância do pedir desculpas às crianças
Publicado em 25 de fevereiro / 2022

Algo que pouco se vê sendo discutido e que reflete muito a nossa visão sobre parentalidade é o ato de pais pedindo desculpas aos seus filhos. Mesmo que essa ação possa quebrar a ideia da autoridade perfeita colocada como responsabilidade dos pais e responsáveis, acaba sendo um fator de grande importância na relação com as crianças.

Reconhecer os seus erros e se desculpar sobre eles é essencial para trazer um lado mais humano da parentalidade para os pequenos, assim como ensinar a eles uma valiosa lição de maturidade. 

Falaremos mais sobre o assunto a seguir, confira.

O que um pedido de desculpas pode demonstrar?

Se desculpar nada mais é do que uma forma de demonstrar maturidade e capacidade de autoavaliação, já que errar é natural no ser humano. 

Além disso, ainda representa um sinal de compreensão afetiva, pois, mesmo que a pessoa não esteja errada, ao oferecer um pedido de desculpas está fazendo um movimento de conciliação em direção ao outro. 

Portanto, essa é uma característica importante durante o aprendizado infantil, já que demonstra o desenvolvimento de regras sociais importantes para o convívio em sociedade.

O que pais e mães precisam saber sobre como pedir desculpas aos filhos

Por conta da posição de autoridade que ocupam, os pais se veem na necessidade de estarem sempre certos, portanto quando acontece uma falha, a tendência é que muitas vezes passem por cima dela sem reconhecê-la. 

Esse tipo de atitude é tomada como referência para a criança, fazendo com que ela tenha dificuldade em lidar com o reconhecimento dos próprios erros.

Dessa maneira, fica de observação para os pais refletirem que tipo de lição estão passando para os seus filhos com suas atitudes. Daí a importância de conseguirem se desculpar com as crianças.

O que fazer diante do erro quando ele acontece?

É possível que os pais cometem deslizes como: gritar com a criança de maneira injusta, corrigir sem motivo claro, chamar a atenção dela de maneira grosseira na frente dos outros e etc.

Diante de momentos como esses, procure se acalmar primeiro antes de tomar uma atitude. Reconheça o seu erro, seja sincero em suas desculpas e demonstre que você sabe que o comportamento foi uma falha sua. Deixe claro que irá fazer de tudo para que não se repita, mas que falhar faz parte do ser humano. 

Uma educação baseada em ações racionais costuma ser muito mais eficiente do que atitudes impulsivas e egocêntricas. Além disso, ao se desculpar você está demonstrando respeito pelo seu filho, tornando mais fácil a recíproca para ele.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com outros pais e mostre a eles a importância de pedir desculpas aos seus filhos. Em breve voltaremos com mais conteúdos relacionados à infância. 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.