Blog

calendario header
15
out
2021

Ideias para criação de biblioteca para crianças em casa
Publicado em 15 de outubro / 2021

Se você busca estimular o hábito da leitura no seu filho, então isso deve partir já da casa. Já considerou, por exemplo, montar uma biblioteca acessível para o seu pequeno? 

É muito mais fácil ele se interessar por livros, se estes estiverem em um ambiente lúdico e forem próprios para a sua idade. Por isso, viemos dar aqui algumas dicas para fazer uma biblioteca para crianças na sua casa.

Reserve um espaço só para isso

Nem todas as casas vão ter um cômodo separado para ser transformado em biblioteca. Mas não desanime! É possível criar esse espaço dentro do quarto da própria criança. 

Separe um espaço em que possam ser colocadas prateleiras ou nichos para os livros, em uma altura de fácil acesso. 

Invista no lúdico

Uma boa opção para enriquecer o ambiente é colocar elementos lúdicos, como fantoches, bonecos e fantasias, para que o pequeno possa liberar a imaginação com as histórias. Deixar lápis coloridos, giz de cera e papéis à disposição também ajuda na criatividade.

Outro ponto importante para tornar a biblioteca convidativa é deixá-la confortável, com almofadas grandes e fofas pelo chão, além de uma boa iluminação e ventilação.

Pense no conteúdo

A melhor maneira para incentivar a leitura é deixar a criança livre para escolher o formato que mais lhe agradar, por isso coloque à disposição dela não apenas livros, mas também revistas e histórias em quadrinhos. 

Da mesma maneira é preciso diversificar os gêneros literários, a fim de que o pequeno descubra aquele com o qual ele possui mais afinidade. Pode ser ficção, fantasia, romance, ficção histórica, biografia, poesia, ou até livros científicos. Coloque opções para ler sozinho ou acompanhado de você.

Agora é só colocar as dicas em prática e despertar o pequeno leitor que existe no seu filho! Compartilhe essa informação e  em breve voltaremos com mais conteúdo relacionado à infância. 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.