Blog

calendario header
04
jun
2021

Ensinando sustentabilidade para os pequenos
Publicado em 04 de junho / 2021

Com a chegada da Semana Mundial do Meio Ambiente, o nosso artigo de hoje tem como foco as práticas de sustentabilidade. Todos nós sabemos como esse tema tem ganhado cada vez mais relevância na sociedade. Agora, como passar esse tipo de consciência para os pequenos? 

Ensinar às crianças sobre sustentabilidade também faz parte de desenvolver uma cultura verde para o futuro do planeta. Com atitudes simples, que podem ser implementadas no dia a dia, podemos mostrar à elas sobre a importância das práticas ecológicas. Veja só!

Sustentabilidade e educação ecológica

Pra começar vamos falar sobre o que é sustentabilidade. Podemos defini-la como um conjunto de ações que visam atender a todas as necessidades básicas do ser humano, mas sem colocar em risco a preservação do planeta. Ou seja, são práticas que querem acabar com a poluição, o desmatamento e a extinção de animais, plantas e biomas.

Então, quando se fala em educação ecológica, isso diz respeito à conscientização de adultos e crianças sobre a importância da ecologia e da preservação ambiental. No caso dos pequenos, esses ensinamentos farão deles pessoas com grande consciência ambiental.  

É só pensar assim: toda ação implica em uma reação no nosso planeta, certo? Por isso, se tivermos crianças colocando em prática atitudes positivas para o meio ambiente desde pequenas, isso terá um grande impacto futuramente. O que só aumenta as chances de termos mais pessoas preocupadas com a preservação ambiental.

Sustentabilidade na educação infantil

Ensinar práticas sustentáveis para os pequenos pode ser algo a ser introduzido no próprio dia a dia deles. Dessa maneira, você garante que será feito de maneira leve, sem parecer algum tipo de obrigação e que eles podem se habituar rapidamente. Veja algumas dicas de como fazer.

Consumir conteúdos ecológicos

Existem diversas músicas, vídeos, animações e livros que ensinam sobre sustentabilidade para crianças de maneira leve e divertida. Essa opção é um bom modo de prender a atenção dos pequenos, enquanto eles entendem a importância de cuidar do planeta e evitar desperdícios.

Banhos mais rápidos

Banhos rápidos são uma das tarefas mais difíceis se o pequeno gosta muito de ficar brincando embaixo do chuveiro. Mas tente colocar isso em forma de um jogo de recordes, estabeleça uma média de 10 minutos por banho e o ajude a reduzir esse tempo diariamente através de musiquinhas e histórias.

Luzes e aparelhos desligados

É comum que a criança saia da sala e deixe a TV ou videogame ligados. Procure lembrar a ele que sempre que terminar de usar algum aparelho é preciso desligá-lo. Reforce que com isso, o pequeno está ajudando o meio ambiente e também a mamãe e o papai, economizando na energia elétrica.

Doar ao invés de jogar fora

Outra prática a ser desestimulada na criança é aquela de sempre jogar fora coisas que não servem mais para você. É incrível o quanto roupas e brinquedos perfeitamente em bom estado podem ir parar no lixo. Ensinando o pequeno a separar seus itens para doação, você mostra a ele como evitar desperdício e ainda ser mais generoso.

Brinquedos reciclados

Qual tal propor ao pequeno que ele fabrique os próprios brinquedos? Alguns objetos comuns como garrafas pet, caixas de papel e latas de alumínio podem virar novos objetos que vão fazer a alegria da criançada. Há várias dicas em vídeo sobre como montar brinquedos reciclados, faça disso uma tarefa em família e o resultado final pode ser surpreendente.

Viu como tarefas simples podem criar uma grande consciência ecológica? Agora é só colocar essas ações em prática e fazer do seu pequeno um defensor da sustentabilidade. Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e aguarde por novas dicas em breve.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.