Blog

calendario header
29
jan
2021

Ensinando os pequenos a lidarem com o luto
Publicado em 29 de janeiro / 2021

A vida é feita de ciclos e desde a escola a gente aprende sobre o conceito básico da vida humana na Terra. Nascemos, crescemos, nos reproduzimos, envelhecemos e morremos. Assim deveria ser o processo natural. 

Mas infelizmente nem sempre as coisas seguem ciclos naturais. E a gente sabe que o interromper da vida é algo difícil de lidar. Até mesmo nós, adultos, temos dificuldade em aceitar. Como explicar então a morte para as crianças? 

Mesmo com todas as dificuldades em explicar o período de luto, esse assunto não pode ser um tabu e deve ser conversado de maneira didática com os pequenos. Diante da perda de algum ente querido ou amigo, o assunto pode e deve ser falado. 

Neste momento, não adianta muito inventar mentiras ou contornar a situação com falsas expectativas. A morte é irreversível e precisa ser compreendida, pois é uma das coisas sobre as quais nada podemos fazer. 

O fato é que não há um passo a passo, um manual de como lidar com o luto, cada pessoa sente e percebe a situação de um modo diferente. É impossível padronizar as emoções sentidas frente à morte. 

Ainda assim, podemos tomar algumas atitudes para ajudar no entendimento da perda. Separamos algumas dicas de como você, pai, mãe ou tutor, pode ajudar a criança a entender, lidar e superar o luto. 

Explique a perda

As crianças têm dificuldade em processar longas explicações, mas precisam de fatos. Elas sabem quando estão mentindo para protegê-las, por exemplo. Assim, seja honesto, mas breve em suas explicações.

De acordo com psicólogos especializados em luto infantil, crianças por volta de até 5 anos enxergam a morte como algo que pode ser revertido. Crianças entre 5 e 9 anos, veem a morte como o fim da vida, mas acreditam que elas podem fugir de sua própria morte.

Por isso a conversa se faz tão importante. Claro que sempre que o assunto estiver em pauta, é necessário que seja abordado com delicadeza e sensibilidade. 

É só a partir dos 9 anos que a morte é compreendida como mais do que o fim: como algo inevitável. Geralmente, é a partir dessa idade que as crianças entendem que qualquer um pode morrer, sem precisar ser idoso ou sofrer um acidente.

O discurso vai variar de acordo com a idade da criança. Talvez uma frase mais vaga como “o coração do vovô parou de funcionar” pode funcionar com crianças mais novas. Crianças mais velhas precisarão de fatos mais específicos, como o nome de uma doença.

Permita as despedidas

Enquanto as crianças mais velhas podem participar do velório e enterro, colocando um “ponto final” com esse último adeus, as crianças mais novas, geralmente, não entendem o significado por trás dessas cerimônias.

Considere permitir que seu filho faça um desenho para colocar próximo ao caixão ou urna durante o velório. As crianças menores respondem bem ao fazer um cartão de despedida (incluindo uma foto) para compartilhar seus sentimentos.

Não esqueça de discutir com outros membros da família antes de oferecer essa sugestão ao seu filho.

Conclusão

Esse momento é de fato complicado, então é importante tratar com todo cuidado. Falar com os filhos sobre o luto e sobre esse momento inevitável na vida é de extrema importância. Não deixe as crianças descobrirem sozinhas sobre isso e reforce a importância de saber sentir. Sempre que possível, é bom ter o acompanhamento de psicólogo infantil para ajudar os pequenos. 

Gostou do nosso artigo? Fique ligado, toda semana temos materiais novos para você!

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.