Blog

calendario header
12
jun
2019

É brincando que se aprende: As brincadeiras na infância e sua importância no desenvolvimento dos pequeno.
Publicado em 12 de junho / 2019

Sentados no chão, correndo ao ar livre, explorando e fazendo descobertas por onde passam. Através do brincar os pequenos experimentam o mundo, as possibilidades, as relações sociais, elaboram sua autonomia de ação, organizam as emoções e, claro, aprendem muito! Mas, papais vocês sabem qual é a influência das brincadeiras no desenvolvimento dos baixinhos? Já adiantamos que: físico e intelectual, o crescimento infantil tem muito a ver com elas e as possibilidades que criam.

Brincadeira de criança: qual é a importância?

Através do brincar, as crianças compreendem o mundo a sua volta, aprendem regras, testam habilidades físicas, como correr, pular, aprendem a ganhar e perder. As brincadeiras desenvolvem também a aprendizagem da  linguagem e a habilidade motora. Portanto, o ato de brincar é superimportante para o desenvolvimento
infantil. Outro ponto essencial do brincar é o desenvolvimento do raciocínio, da atenção, da imaginação e da criatividade, na medida em que as brincadeiras trazem novas linguagens e ajudam as crianças a pensarem de forma criativa. Brincar é uma forma segura das crianças encararem os seus medos, as suas angústias e a sua agressividade e de tentarem elaborar e resolver os seus conflitos internos. Os benefícios do brincar são inesgotáveis e como tal é muito importante que os pais não se esqueçam de definir na agenda da criança um espaço diário para não fazer nada – é aí que surge o espaço para as brincadeiras.

Cada brincadeira no seu quadrado, ou melhor, na sua fase!
De 0 a 2 anos, é nessa fase que os pequenos terão contato com os jogos de exercícios, ou seja, nessa etapa as crianças estão adquirindo habilidades motoras e desenvolvendo sua, ainda pequena, autonomia. Assim, as brincadeiras se desenvolvem em torno da exploração dos objetos através dos sentidos. Algumas brincadeiras para esse período são: Jogo de encaixe, massinha de modelar, pinturas e desenhos no geral.
Entre 2 e 7 anos de idade, aqui os baixinhos já estão super curiosos, com a imaginação solta e super ativos, as habilidades motoras e o desenvolvimento já estão bem aguçados o que possibilita brincadeiras que envolvam mais ação e movimentos, como: jogo da memória, brincadeiras no parquinho, mímica, danças. Acima de 7 anos, a criança passa a ter um entendimento melhor sobre seguir regras. Daí a importância de brincadeiras e jogos nos quais a criança desenvolva estratégias para tomar decisões. Por isso, os jogos de tabuleiro e jogos interativos
são tão importantes para essa idade.
Brincadeira é coisa séria!

Muitas vezes os pais não permitem que o filho passe por todas as etapas do seu desenvolvimento, e eles fazem isso quando proíbem as brincadeiras, exigem organização, por acharem que estão contribuindo para a maturidade da criança. Mas, por outro lado o adulto pode e deve participar da brincadeira, uma vez que o seu envolvimento não só estreita os laços afetivos com a criança, como também aumenta o seu nível de interesse e motivação.

Gostaram das nossas dicas? Conheçam mais nossos produtos e continuem acompanhando nosso blog para mais dicas. Fiquem ligados em nosso Facebook (Delta Artigos Escolares) e Instagram (@deltaartigosescolares).

E lembre-se: falou de criatividade, imaginação e alegria dos baixinhos, falou em Delta.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.