Blog

calendario header
26
nov
2021

Dicas para incentivar a leitura infantil
Publicado em 26 de novembro / 2021

Um dos momentos fundamentais na vida de uma criança é quando ela aprende a ler. Desse primeiro contato com a leitura será determinada a relação do pequeno com os livros, afinal, eles são essenciais para o desenvolvimento infantil.

Tanto os pais quanto a escola podem ser incentivadores no contato das crianças com a leitura. Para isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a tornar o seu filho um pequeno leitor.

Escolha livros apropriados para cada idade

Antes mesmo da fase da alfabetização é possível introduzir os livros no dia a dia do seu filho, já que existem leituras voltadas para bebês e crianças na pré-escola, com muitas ilustrações e elementos lúdicos. 

Conforme o pequeno vai se desenvolvendo, ele pode ter acesso a diferentes leituras, com linguagem e vocabulário apropriados, tornando a experiência muito mais prazerosa. Também ofereça à criança diferentes tipos de texto. Revistas, histórias em quadrinhos e até livros de receitas podem ser opções divertidas de explorar.

Preste atenção a possíveis dificuldades

É possível que a criança fique frustrada com a leitura caso tenha alguma dificuldade que atrapalhe a experiência. Problemas de vista ou neurológicos, de linguagem, alfabetização ou até com a interpretação de texto são hipóteses para se atentar. 

Caso seu filho apresente dificuldade na leitura, comunicação ou escrita fique atento e busque ajuda profissional se necessário. O mais importante é respeitar o tempo da criança para evitar que o problema tenha efeitos duradouros na vida do pequeno. 

Crie uma rotina de leitura

Como qualquer hábito, a leitura precisa ser incentivada diariamente até se tornar parte da rotina. Escolha um horário para ler todos os dias com o seu filho, por exemplo, antes da hora de dormir.

Dessa maneira, a criança cria um momento de relaxamento antes da hora de ir para a cama, além de entender como o hábito pode ser incorporado de forma natural à sua rotina.

Dê o exemplo em casa

Uma parte importante de criar o interesse pela leitura está em mostrar que essa não é uma obrigação da criança, mas sim um hábito divertido e proveitoso. A melhor maneira de fazer isso é dar um bom exemplo dentro de casa.

Os pais devem demonstrar proximidade com o hábito de ler, além de se interessarem pelo que a criança está lendo, fazendo perguntas sobre a história e favorecendo o envolvimento com a mesma.

Viu como pode ser simples incorporar o hábito da leitura no dia a dia da criança? Agora é só colocar as dicas em prática e incentivar o seu pequeno leitor.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.