Blog

calendario header
11
mai
2020

Dicas para conciliar home office e filhos pequenos
Publicado em 11 de maio / 2020

Grande parte da população brasileira está em isolamento domiciliar, como medida para conter a propagação da Covid-19, confinado em casa, evitando contato com outras pessoas e só saindo em situações emergenciais. Para as mães, na prática, isso quer dizer conviver durante semanas equilibrando-se entre administrar a casa, os cuidados com as crianças e, muitas vezes, o home office. Pensando nisso, separamos algumas dicas valiosas para conciliar tanta coisa neste período, confira!
CRIE UMA ROTINA

Ter organização é essencial para que esse modelo de trabalho funcione adequadamente; Durante a reunião da manhã, crie junto com os filhos a rotina do dia. Mantenha os hábitos de acordar e dormir nos mesmos horários. Não estamos de férias. É essencial explicar o motivo dessa mudança na rotina. Muitas famílias não estão acostumadas com o home office e as crianças também podem estranhar essa situação. Por isso, é importante explicar para elas sobre o vírus e porque elas devem ficar em casa. "Seja honesto com as crianças e as convide a
assumir as responsabilidades da casa e das tarefas do dia".

LISTE AS TAREFAS

Ter uma lista com suas tarefas profissionais é uma dica valiosa. Assim, é mais fácil de organizar o dia e não se distrair. As crianças também devem ter uma lista de tarefas. Algumas escolas preparam atividades online para os alunos. Por isso, é importante colocar essas tarefas na rotina das crianças.

Além disso, listar as tarefas domésticas é uma estratégia interessante. Por exemplo, quem colocará a mesa, quem ajudará na cozinha, na limpeza e na arrumação das camas.

ESTABELEÇA SEU LOCAL DE TRABALHO

Quando o despertador tocar, é a hora de se levantar e "ir" ao trabalho, como se fosse sair de casa. Então, acorde no horário, tire o pijama e o mais importante sente em um espaço apropriado para executar suas tarefas. Dessa maneira, é fundamental organizar os recursos necessários para seu trabalho, fazer um cronograma do dia, mostrando qual é o horário de começar e terminar suas atividades. Informe também o seu horário de trabalho para os outros membros da casa.

FAÇA INTERVALOS PARA SE CONECTAR COM AS CRIANÇAS

A cada 25 minutos de atividade, é sugerido que os pais parem por cinco ou 10 minutos e interajam com os filhos. "Compatibilize suas atividades com as das crianças. Por exemplo: por 25 minutos estarão focados em uma atividade, a mãe em uma reunião e o filho fazendo uma brincadeira (massinha, atividades de desenho ou da escola), nos outros 10 minutos conversem, façam uma pausa, tomem uma água, levantem, dancem uma música

Outra estratégia interessante é fazer atividades junto com as crianças Cozinhem juntos, almocem juntos, tomem banho juntos, conversem ao final do dia, dividam suas experiências, avaliam o que deu certo, o que deu errado e o que pode melhorar. Construam vínculos fortes não só para o dia seguinte, mas para toda vida

CRIEM SINAIS NÃO VERBAIS ENTRE VOCÊS

Durante o dia, haverá muitos momentos que as crianças irão querer atenção, mas os pais não poderão atendê-las, seja porque estarão concentrados ou mesmo em uma reunião importante. Por isso, é importante estabelecer um código para mostrar para a criança que você não pode falar.

MANTENHA A CALMA

A agitação dos pais pela ansiedade e medo é percebida pelos filhos e isso afeta a forma como todos se comportam. Assim, é necessário ser honestos com os pequenos. Contar o que está acontecendo, explicar sobre os cuidados que precisamos ter em casa. É importante destacar que não precisamos transmitir medo ou preocupação excessiva, mas deixar as crianças saberem o que está acontecendo com o mundo
de forma clara. Este momento é um convite para que os filhos se sintam parte da família e possam, inclusive, propor soluções para os dilemas de casa. As crianças querem se sentir pertencentes e, quando se sentem melhor e envolvidas nas questões de casa, tendem a colaborar mais.

Gostaram das nossas dicas? Conheçam mais nossos produtos e continuem acompanhando nosso blog para mais dicas. Fiquem ligados em nosso Facebook (Delta Artigos Escolares) e Instagram (@deltaartigosescolares).

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.