Blog

calendario header
12
fev
2021

Cuidados com as crianças na temporada de chuvas
Publicado em 12 de fevereiro / 2021

Está chegando a temporada de chuvas e nesse período alguns cuidados precisam ser redobrados com as crianças. Além da preocupação com a imunidade em relação à resfriados, há ainda cuidados a serem tomados com mosquitos, frieiras, raios e etc.

Acontece que o período chuvoso traz consigo não apenas problemas naturais, mas também problemas urbanos. As enchentes acabam carregando água de esgoto com muita sujeira e que é extremamente maléfica para o ser humano. 

Com tantos problemas a serem observados, quais os cuidados devemos ter com os pequenos? Vamos falar mais sobre isso no restante do artigo. Fique atento, temos excelentes dicas para lidar com esse período sem deixar de aproveitá-lo. 

Boa leitura! 

Doenças e enchentes

Aqui temos duas coisas que estão diretamente relacionadas. As enchentes, como dissemos, trazem muitos males pois carregam águas sujas e que podem ser extremamente prejudiciais para a saúde humana. 

O grande volume de água das chuvas muitas vezes sobrecarrega o sistema de escoamento das cidades e, com isso, enchem as ruas. Com isso, a água da chuva é contaminada com sujeira das ruas e dejetos de esgotos, que carregam diversas doenças. 

Vejamos as principais delas:

  • Leptospirose – A doença é causada por uma bactéria encontrada na urina dos ratos. O contato dessa bactéria com a pele, especialmente se houver machucados expostos ou cortes abertos, pode transmitir a doença;
  • Hepatite A – O vírus da doença pode estar presente na água e na lama residual das enchentes, ou ser transmitida também por meio do contato com a pele — especialmente em caso de machucados e cortes;
  • Fungos – O contato com a água contaminada de enchentes também pode causar infecções fúngicas, principalmente nos pés. Por isso, é importante evitar qualquer contato e, se for necessário, usar galochas e luvas de proteção.Caso a sua casa seja atingida pelas águas da enchente, deixe as crianças em um local onde a água não possa tocá-las. Além disso, assim que possível, é essencial fazer uma limpeza para desinfetar o lugar.

Sabendo disso, é de suma importância que a criança não tenha contato com essa água de enchentes. Se possível, sempre utilizar os máximos equipamentos de proteção, como botas impermeáveis e capa de chuva. 

Evite os mosquitos 

Os mosquitos são vetores que ganham um plus de força como agentes de contaminação em períodos de chuva. Por esse motivo é preciso estar muito atento a eles, principalmente porque em nosso país um inimigo mortal pode vir de um mosquito: a dengue. 

Então vale ressaltar os cuidados com água parada em casa, além de reforçar o uso de inseticidas naturais para prevenir o volume de insetos que são potenciais vetores de doenças graves.  

Atenção aos resfriados

As mudanças bruscas de temperatura, o calor excessivo e a exposição solar podem fragilizar o sistema imunológico das crianças, o que também traz doenças respiratórias nessa época do ano. 

Por isso, a exposição às chuvas é um convite a gripes e resfriados. Nesse caso, estabelecer hábitos saudáveis, com uma alimentação equilibrada, exercícios físicos e muita hidratação, é a chave para evitar esse tipo de doença.

Gostou das dicas? Tenha todos esses cuidados com os pequenos para que possam ficar saudáveis nesse período tão gostosinho. Fique ligado em nosso blog, sempre temos muitas dicas divertidas e importantes para você e as crianças. 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.