Blog

calendario header
03
mar
2023

Conheça as principais necessidades emocionais dos pequenos
Publicado em 03 de março / 2023

Os primeiros anos de vida de qualquer criança são extremamente importantes para um desenvolvimento emocional saudável na fase adulta. Na infância as crianças têm necessidades emocionais específicas, que precisam ser atendidas pelos pais e cuidadores para conseguirem se sentir seguras e amadas. 

Parte desses momentos iniciais são base para como essa criança será no futuro, pois a infância é a base da relação que elas têm com o mundo em sua volta. Uma criança que não recebe a devida atenção, pode ter, no futuro, problemas para expressar seus sentimentos ou se desenvolver devidamente.

Abaixo, elencamos as principais necessidades emocionais que os pequenos, em geral, têm em seus primeiros anos de vida.

 

Presença e afeto 

Um vínculo afetivo seguro ajuda de forma bastante significativa no desenvolvimento emocional saudável das crianças, o afeto por parte dos pais e responsáveis é fundamental para a formação de uma personalidade sadia na criança e será um espelho para um adulto saudável emocionalmente.

 

Segurança

Ter um suporte emocional que traga segurança é essencial em toda a infância. As crianças precisam sentir-se seguras em seus ambientes familiares e sociais, pois quando se sentem inseguras, têm tendência a desenvolver ansiedade e outros problemas emocionais no futuro.

 

Estabilidade emocional

Uma rotina e um ambiente estável trazem à criança o sentimento de segurança e confiança. Mudanças na rotina, como mudanças de escola ou mudanças na dinâmica familiar, podem afetar negativamente o desenvolvimento emocional da criança. Caso seja extremamente necessário, é necessário atenção e suporte para que o pequeno não se sinta deslocado ou culpado.

 

Encorajamento e apoio

As crianças precisam de encorajamento e apoio para desenvolver sua autoestima e autoconfiança. Quando os pais e cuidadores encorajam e apoiam as crianças em suas conquistas, elas se sentem mais confiantes e motivadas a buscar novas realizações. Experimente comemorar com o pequeno, sempre que possível, qualquer nova experiência que ele tenha passado de forma independente, isso irá ajudar principalmente na sua autoestima e na forma de observar o mundo com menos obstáculos.

 

Limites e disciplina

Apesar de haver momentos de encorajamento e liberdade na forma de agir, as crianças necessitam de limites básicos e disciplina para aprender a conviver em sociedade e desenvolver o autocontrole. Os limites devem ser claros e consistentes, e a disciplina deve ser sempre baseada em uma educação pelo diálogo, jamais em violência física ou verbal.

 

Expressão emocional 

As crianças precisam de um ambiente em que esteja aberto a expressão emocional. Elas devem se sentir à vontade para expressar suas emoções, positivas ou negativas, sem serem julgadas ou reprimidas.

 

Acompanhamento profissional

Muitas vezes os pais e mães podem sentir que o esforço pode não estar sendo suficiente, nesse momento é sempre importante dar espaço para um profissional com conhecimento sobre a infância, seja na escola ou com um psicólogo. Essa ajuda profissional pode além de ajudar a criança no seu momento, como também conduzir os pais a melhor maneira de lidar com a situação.

 

No geral, os pais devem estar atentos a essas necessidades emocionais e trabalhar para atendê-las da melhor forma sempre que possível, a fim de promover um desenvolvimento das emoções de forma saudável nas crianças. Gostou de saber? Compartilhe para que mais pessoas saibam!

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.