Blog

calendario header
23
dez
2021

Como utilizar a tecnologia a favor da educação das crianças
Publicado em 23 de dezembro / 2021

É inevitável para as crianças de hoje ter experiências com o meio digital. Celulares, tablets e televisores fazem parte do dia a dia de todos, sendo um componente importante na nossa rotina.

Com toda essa interferência, é natural que os pais se preocupem em como a tecnologia irá afetar o desenvolvimento dos pequenos. Se utilizado a seu favor, o meio digital abre um leque de possibilidades na área da educação e deve ser incentivado. Continue a leitura para saber mais. 

Vantagens da tecnologia na educação infantil

Podemos apontar alguns benefícios em trazer os meios digitais para o ambiente escolar. O primeiro deles seria a sua contribuição para o desenvolvimento da criança, de forma a estimular o pensamento lógico, crítico e criativo, além de permitir que o pequeno faça um uso consciente e responsável da tecnologia. 

A aplicação de tecnologia em sala de aula também é uma maneira de se aproximar da realidade do aluno. Esse tipo de estratégia é muito utilizada em metodologias ativas de ensino, que colocam a criança como protagonista e estimulam sua autonomia em relação ao desenvolvimento e aprendizagem. 

Ao apostar nessa linguagem próxima do dia a dia das crianças – trazendo jogos, vídeos e animações para o ensino -,  os pequenos são incentivados a interagirem mais com os conteúdos apresentados em sala de aula.

Uso da tecnologia nos estudos

A melhor maneira de colocar os meios digitais em favor da educação infantil é ensinar as crianças como fazer uso das tecnologias em seus estudos. Para isso procure acompanhar o seu filho durante as pesquisas para o dever de casa, assim ele pode ver quais sites oferecem conteúdos confiáveis.

Outro ponto que ajuda nesse cenário é a quantidade de livros online que são disponibilizados gratuitamente por editoras, livrarias e bibliotecas virtuais. Mostre ao pequeno como encontrar essas leituras para usar em seus estudos. 

Vídeos também são uma boa opção para que as crianças adquiram conhecimento de maneira dinâmica. Apenas fique atento se o conteúdo apresentado possui boas fontes, para ter certeza de que o aprendizado está indo no caminho certo.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe essa informação com outros pais para que saibam como a tecnologia pode favorecer o aprendizado dos seus filhos. Em breve voltaremos com mais dicas sobre a infância. 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.