Blog

calendario header
29
out
2021

Como os pais podem apoiar na alfabetização dos seus filhos
Publicado em 29 de outubro / 2021

O processo de alfabetização é um passo importante para a vida da criança e que deve refletir grandemente no seu futuro, mas essa fase não precisa se restringir apenas à escola, cabendo aqui também uma participação dos pais para apoiar o aprendizado.

Pensando nisso, selecionamos neste artigo algumas dicas simples, que podem ser colocadas em prática no dia a dia e servir de incentivo para a alfabetização do seu filho. Confira abaixo.

Fazer da leitura um hábito

Mesmo que a criança ainda não saiba ler, ela deve gostar de ouvir histórias contadas por seus pais e outras pessoas, certo? Trazer o hábito da leitura para dentro de casa desde cedo deixa o pequeno confortável com a atividade, além de fazer com que reconheça muitas palavras e expressões.

Mostre a ele várias opções de leitura, como livros, revistas e gibis, inclusive apresentando a mesma história mais de uma vez e incentivando a criança a recontá-la.

Aproveitar situações de rua

O mundo lá fora está cheio de palavras e mensagens escritas. Aproveite a curiosidade da criança para apresentá-la a esses elementos urbanos, como placas de trânsito, outdoors, letreiros, panfletos, faixas e etc.

Assim que começar a entender as letras, estimule o pequeno a procurar por elas na rua. O incentive a identificar os mais diversos elementos textuais e ajude quando surgirem dúvidas.

Escrever recados e listas com a criança

Mesmo que seja comum usar o celular ou computador para escrever muitas das coisas que fazemos, no momento do aprendizado é essencial que a criança esteja em contato com a palavra escrita para se desenvolver.

Para ajudar com essa tarefa crie o hábito de escrever coisas junto do seu filho. Vai fazer uma lista de compras? Peça a ajuda dele. Precisa deixar um lembrete para alguém? Pergunte ao pequeno a melhor maneira de passar a mensagem.

Introduzir outros materiais escritos

Além de livros e revistas, outros materiais podem ajudar a criança a se familiarizar com a língua escrita. Como por exemplo, brinquedos com palavras e números, calendários ou jogos de computador.

Ao usar esses elementos como condutores da alfabetização, você irá expor o seu filho aos mais diversos gêneros textuais e, assim, estimular ainda mais o desenvolvimento da função comunicativa.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude outros pais a apoiar a alfabetização de seus filhos. Em breve voltaremos com mais dicas sobre a infância.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.