Blog

calendario header
01
abr
2021

Como lidar com as mentiras na infância
Publicado em 01 de abril / 2021

Mentira é ruim, certo? Principalmente na vida adulta, quando não conseguimos confiar em alguém porque tem fama de ser uma pessoa mentirosa. 

Além disso, mentiras podem ser prejudiciais para vários setores da sociedade, como é o caso de falsas informações disseminadas à torto e à direito nessa era digital. 

E uma coisa que pouca gente observa é que o comportamento e o mau hábito da mentira pode ser algo alimentado desde a infância. Isso mesmo, as crianças mentem! 

Às vezes para não assumirem uma culpa, responsabilidade ou algo do tipo. Outras vezes para pregarem uma peça. Mas é fato que as crianças sabem contar suas mentirinhas. 

Normalmente, as crianças começam a mentir por volta dos dois anos de idade. Ainda que elas não falem expressivamente, conseguem apontar e indicar coisas. 

Vale dizer que em casos dessas crianças muito pequenas, a mentira pode ser também uma confusão entre realidade e imaginação, respondendo algo falso à uma situação a qual elas não compreendem bem.

Então como lidar com essas mentiras na infância? Como evitar que seus filhos tornem-se adultos mentirosos? Separamos algumas dicas especiais neste artigo. Continue a leitura e confira! 

#Dica 01: Seja coerente

A gente já falou sobre isso aqui no blog Delta em diversos outros assuntos, mas é importante ressaltar que a coerência dos pais ajuda a educar os filhos. 

Você não quer que seu filho seja um mentiroso por aí? Não quer que esse costume feio esteja presente em suas relações? Então a primeira coisa a se fazer é não mentir! 

Frases simples como “diga que eu não estou em casa”, “na volta a gente compra” podem ter um grande impacto para a criança, validando o comportamento de mentir quando necessário. 

Por isso, seja coerente e evite mentiras a qualquer custo. Uma conversa sincera é muito melhor e reforça o hábito de falar sempre a verdade. Seja um exemplo! 

#Dica 02: Não crie armadilhas para contradizer a criança

A sensação de pegar um mentiroso no “pulo do gato” é maravilhosa, mas com as crianças devemos agir de uma maneira diferente. 

Como dissemos, até os 5 anos de idade, aproximadamente, elas tendem a confundir muito aquilo que é real e aquilo que é imaginação. 

Logo, esse constrangimento pode ser traumatizante quando a mentira pode nem ter sido intencional. Evite perguntar se a criança fez a lição da escola quando você já sabe que não.

Pergunte os motivos e tente conversar sobre eles. E quando você realmente não souber a verdade, tente descobrir sem constrangimentos maiores. 

#Dica 03: Dê chance ao arrependimento

É importante corrigir, educar e ensinar, mas se alguma vez a criança acabar optando pela mentira em determinada situação, não escolha o caminho do castigo. 

O que é mais importante aqui é dar a ela a chance de fazer o certo. Converse, explique as consequências da mentira, se coloque como exemplo de quem fala a verdade. 

Dar a possibilidade de corrigir seus erros pode ser fundamental para o crescimento e amadurecimento emocional da criança. 

E então, gostou das nossas dicas? Essas são apenas algumas maneiras de lidar com a situação de mentira em casa. Os pequenos precisam crescer com bons exemplos e sob a orientação de bons tutores. Seja você então parte essencial desse crescimento. 

Compartilhe este artigo com os amigos e em suas redes sociais. Fique ligado em nosso blog, toda semana temos materiais novos por aqui. Até a próxima! 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.