Blog

calendario header
05
nov
2021

Como estabelecer limites para as crianças?
Publicado em 05 de novembro / 2021

Muitos dos pais da nova geração cresceram com regras menos rígidas de criação e isso pode representar uma dificuldade na hora de terem seus próprios filhos. Impor limites a uma criança sem ser autoritário é uma linha tênue, que pode ser difícil de delimitar.

É importante saber que estabelecer barreiras durante a criação não significa limitar ou afastar o seu filho. Esse é um processo que deve ser feito à base de muito diálogo, a fim de manter o respeito na relação. 

Veja a seguir algumas dicas sobre como impor limites à criança.

A importância de estabelecer limites

Pode ser até tentador deixar a criança livre para fazer as próprias escolhas, com interferência mínima dos pais. Porém, essa prática tende a ser prejudicial ao tirar da criança um importante processo de amadurecimento.

Ninguém gosta de ouvir um não, mas ao passar por isso, o pequeno aprende a lidar com sentimentos de frustração e rejeição. Assim, eles se tornam adultos mais emocionalmente capazes no futuro e cientes de suas limitações. 

As regras de convivência no lar devem ser estabelecidas desde cedo, pois isso contribui tanto para o bem estar da criança quanto para o início de sua educação. Os pais precisam acordar os limites estabelecidos e se manter firmes em suas escolhas para não correr o risco de ceder a chantagens emocionais. 

Defina os limites

A criança ainda não possui o discernimento necessário para perceber quando foi longe demais, por isso cabe aos pais estabelecer limites e também mantê-los, a fim de ter uma boa convivência na casa. Algumas maneiras de fazer isso incluem: 

1. Divulgar as regras

Mostre o que é esperado da criança dentro de casa desde cedo. Se ela estiver já em fase de alfabetização isso pode até se tornar uma brincadeira, escreva um contrato e faça o pequeno assinar para mostrar que todos estão de acordo com as regras. Mas também deixe espaço para que ele questione os limites, assim você pode explicar os seus motivos e razões para aquilo.

2. Manter a constância

Assim que definir as regras de criação, preferencialmente de comum acordo com todos os adultos da casa para não haver conflitos, o próximo passo é manter a sua palavra. A criança precisa acreditar nesses limites, e isso não vai acontecer se forem abertas exceções todas as vezes.

3. Não ignorar falta de respeito

Se a criança se dirigir a você ou outra pessoa de forma desrespeitosa, seja falando alto, chamando nomes feios ou até batendo, mostre imediatamente que esse comportamento não é tolerado. Deixar passar esse tipo de atitude só reforça que não há nada de errado.

4. Estabelecer punições

Tudo na vida tem consequências, por isso é necessário estabelecer certas restrições quando a criança descumprir as regras de conduta da casa. Pode ser um dia sem o videogame favorito, o impedimento de sair para brincar com os amigos ou outra atividade que mostre a ela o que perdemos quando somos desobedientes. 

5. Reconhecer o cumprimento das regras

Mesmo com as punições, o caminho oposto também pode surtir efeito no seu filho. Parabenize e incentive a criança a cada acerto, deixando claro o quão orgulhoso está dela por conseguir cumprir as regras do lar.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com outros pais e educadores e mostre a eles a importância de estabelecer limites aos pequenos. Até a próxima!

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.