Blog

calendario header
21
mai
2021

Como ensinar às crianças sobre a diversidade sexual
Publicado em 21 de maio / 2021

O mundo não é mais o mesmo, basta olhar ao redor e ver que muita coisa mudou. Mas não leia essa frase com um tom triste, porque ainda bem que mudou! Algumas pautas ganharam força na sociedade e cada dia mais as novas gerações precisam aprender a lidar e a respeitar as diferenças. 

Diferenças raciais, diferenças de classe e, o nosso tema de hoje, a diversidade sexual precisam estar cada vez mais presentes no cotidiano das novas gerações. Ao contrário do que se pensa, as crianças precisam aprender sobre esse tema e o começo de tudo é em casa, no diálogo com os pais. 

É importante lembrar que a falta de diálogo pode levar a muitos problemas, como a falta de respeito ou medo do desconhecido. Quando você não aprende sobre algo e não é levado a respeitar as diferenças, começa a tratar aquilo como estranho. Mas é necessário que as crianças saibam que toda forma de amor é válida.

A diversidade sexual precisa estar em pauta, principalmente num país como o Brasil. O que queremos dizer é que por aqui, muitas pessoas ligadas à bandeira LGBTQIA+ ainda sofrem preconceito na pele. O Relatório: Observatório de Mortes Violentas de LGBTQIA+ no Brasil aponta que, em 2020, 237 LGBTQIA+ tiveram morte violenta em território braisleiro.

Percebe a seriedade desse diálogo? Você, como tutor, está pronto para inserir essa pauta nas conversas com as crianças? Se não estiver, é normal, afinal, ninguém parou para falar com você sobre isso, mas sempre é tempo de aprender. 

Vamos dar, aqui neste artigo, algumas dicas de como falar com as crianças sobre a  diversidade sexual. Continue a leitura e vamos juntos construir uma sociedade mais consciente e bem melhor. 

Seja o exemplo em primeiro lugar

Você é uma pessoa lgbtfóbica? Tem certeza da sua resposta? Repare bem, muitas pessoas ainda fazem piadinhas sem graça com assuntos como esse, agem como se chamar alguém pela orientação sexual contrária fosse algum tipo de xingamento ou depreciativo. Esses tipos de comentários são maus exemplos para as crianças.

Como já dissemos aqui em nosso blog, em vários outros artigos, para qualquer molde de comportamento infantil, os pais precisam ser bons exemplos. Isso porque ensinando ou não, a criança tende a se espelhar no que os tutores fazem e em como agem. Se você tem comportamentos que compactuam com o desrespeito, é preciso rever um pouco as coisas.

A diversidade exige naturalidade

Que tal começar a encarar com seriedade e naturalidade as perguntas das crianças sobre a diversidade sexual? A resposta para a pergunta sobre aqueles dois homens de mãos dadas, sobre a coleguinha que tem duas mães deve sempre ser “é apenas o amor entre duas pessoas”. Sem pestanejar, é natural, normal e deve ser aceito. 

Não há problema algum no amor entre duas pessoas do mesmo sexo, ou com aquela pessoa que não se identifica com o sexo com o qual nasceu. Nada disso dá direito a ninguém de desrespeitar. Os pais precisam entender de uma vez por todas que não tem nada de errado na orientação sexual de qualquer pessoa.

Blinde seus filhos de más influências

Sabe aquela máxima de que não é o bastante não ser racista é preciso ser anti racista? Então, essa frase também se aplica à lgbtfobia. Se você não expressa opiniões lgbtfóbicas e não tem esse tipo de comportamento, mas seus amigos, que frequentam sua casa, usam termos depreciativos, eles podem influenciar as crianças da mesma forma. 

Não permita que essas falas sejam reproduzidas, em hipótese alguma, principalmente perto das crianças. Os pequenos têm muita facilidade de aprender coisas novas e guardar informações por muito tempo, então é melhor evitar. É claro que a blindagem não servirá pra vida toda nem para todos os ambiente, mas o que estiver ao seu alcance, faça!

Seguindo esses passos, você já evita muita coisa. Faça sua parte, ensine seus filhos sobre amor, respeito e diversidade. Nem todas as pessoas são iguais e isso é bom, não precisa ser encarado com olhos de estranheza. Fazendo o melhor que podemos, ajudamos na construção de uma sociedade melhor para o futuro. 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.