Blog

calendario header
25
set
2019

Como ajudar seu pequeno a enfrentar os medos
Publicado em 25 de setembro / 2019

Demonstrando ou não, todos temos medo de alguma coisa. Pesquisas já afirmaram que o medo é natural de todo ser humano, e serve como método de alerta quando estamos em perigo. O medo irá ajudar seu filho a identificar as situações perigosas da vida, em alguns casos, crianças que não tem medo sofrem diversas consequências no decorrer dos anos.

Mas, e quando seu pequeno tem medo além do normal? Reunimos algumas dicas de como ajudar seu baixinho a enfrentar os medos.
● Converse com seu filho
Essa é uma das dicas mais importantes, não só para ajudar seu filho a enfrentar os medos, mas, em todas as situações de sua vida. Mantenha sempre uma boa relação com seu pequeno, tire suas dúvidas e seja sempre sincero, assim, seu filho confiará em você e se sentirá protegido.
● Uso de objetos
Se precisar deixar seu filho longe de sua companhia, entregue algum objeto que lembre a família, como um bichinho de pelúcia ou uma fraldinha que ele costuma usar para dormir. Objetos assim o ajudarão a controlar a ansiedade.

● Evite coisas relacionadas a terror

Jamais faça analogias de brincadeiras como “Bicho papão”, monstro debaixo da cama ou dentro do guarda-roupas, pois tem mais função de ameaça do que de brincadeira, e seu filho não irá se sentir seguro dentro de sua própria casa.

● Conte com a ajuda de profissionais
Observe bem seu filho e identifique se a situação está saindo do controle. Se isso acontecer, não deixe de buscar ajuda especializada de um psicólogo na área, habilitado a trabalhar com crianças. Não tenha medo de fazer uma consulta, pois será de grande importância para a saúde e crescimento de seu filho.
● Elogie seu filho
Sempre que seu pequeno demonstrar alguma atitude corajosa, elogie. Assim, você estará o estimulando a enfrentar outras ocasiões. Foi a primeira vez que foi a creche sem chorar? Elogie! Você pode presenteá-lo ou levá-lo para tomar um sorvete e passear.

Mesmo que o medo faça parte do crescimento, ele nunca deve ser em excesso, por isso, os pais devem ficar sempre atentos ao comportamento dos baixinhos e como reagem a algumas situações difíceis, oferecendo conforto, apoio e segurança. Dessa forma, eles se sentirão prontos para enfrentar seus medos.

Gostaram das nossas dicas? Conheçam mais nossos produtos e continuem acompanhando nosso blog para mais dicas. Fiquem ligados em nosso Facebook (Delta Artigos Escolares) e Instagram (@deltaartigosescolares).

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.