Blog

calendario header
24
jul
2020

CAUTELA: A PALAVRA-CHAVE PARA MAIS UM ADIAMENTO DAS AULAS PRESENCIAIS
Publicado em 24 de julho / 2020

O momento que estamos vivendo hoje está indo além de qualquer projeção feita para o ano de 2020. Vivenciamos o que muitos chamam de “o novo normal“. Mas o que aprendemos com esse período e, com certeza, vamos levar pra vida é: cautela. Sim, não podemos nos entregar ao desespero.

Algumas coisas mudaram significativamente: trabalhos remotos ficaram mais recorrentes, o consumo cultural, consumo de alimentação se intensificou nas plataformas digitais e mesmo as aulas passaram a ser mais no estilo EAD (Educação a Distância). E é justamente sobre esse último ponto que queremos falar com você. 

A gente sabe que em muitas famílias os pais passaram a trabalhar em casa e com a falta de aulas presenciais, a atenção aos filhos em horário comercial passa a ser inevitável. Isso pode resultar em uma perda de concentração no lado profissional. Fora que provavelmente você verá um baixo desempenho dos pequenos com essa modalidade de ensino. 

O que fazer? Como conseguir que os filhos se concentrem nas tarefas online? Vamos falar mais sobre isso, continue a leitura!

Concentração x Desempenho x EAD

É importante entender que nesse momento, todos passam por uma adaptação. Esse processo pode ser mais demorado de acordo com cada indivíduo. Paciência pode ser uma palavra-chave! Pode ser que seu filho não se acostume de primeira a esse novo método de estudo, mas se estimulado a compreender a importância de se adaptar, as coisas podem começar a fluir. 

Que tal primeiro você entender como funcionam essas aulas? Gaste um tempo acompanhando e vendo de perto o método de ensino. Faça sua criança ver valor naquilo, que há interesse da sua parte em que ele aprenda. 

Outro passo importante é monitorar os desvios de foco na hora da aula. Sem celular nas mãos, sem outras abas abertas. Atenção total! Isso será importante para eles entenderem que a rotina agora passa diretamente por este momento. Estabelecer que o cumprimento dessa rotina escolar é obrigatório, pode ser um ponto fundamental.

Importância da Educação a Distância

Quando falamos de EAD nesse momento, estamos falando de necessidade. É complicado estimar qualquer perspectiva de volta às aulas presenciais, visto que não temos ainda um modo saudável de fazê-lo. Mas calma, coisas boas estão por vir, pois já temos vacinas contra o vírus sendo testadas e aprovadas.

Vamos reconhecer a  importância da educação a distância nesses dias conturbados? Por meio da tecnologia temos a possibilidade de fazer com que nossos filhos exerçam o hábito do estudo mesmo em casa. Isso resulta em algum período de tempo para que você também se concentre nas suas atividades.

É delicado pedir, agora, pela volta das aulas presenciais, mesmo se você paga um valor considerável de mensalidade. Voltar agora seria expor seus filhos a um problema bem maior. Isso pode acarretar em mais gastos e ainda colocar os pequenos em situação traumática. 

Tecnologia e adaptação

O melhor mesmo é se adaptar. Mesmo que a geração dos nossos filhos já tenha nascido em meio as invenções tecnológicas, tudo que é novo é uma descoberta. Faça esse mundo novo ser interessante para eles. Converse, explique, mostre que também está nas mesmas condições, acompanhe. Pode ser divertido ver os colegas online e escutar as lições através da tela do computador. 

Se aparecerem mais problemas, recomendamos a busca de auxílio psicológico infantil, que também pode ser oferecido online. Sabemos que o momento é complicado, mas temos esperança de que, o mais breve possível, tudo isso vai passar e voltar, de fato, ao normal. Enquanto isso, seguem modificadas as nossas relações com o trabalho e com os estudos.

Gostou deste material? Compartilhe com os amigos nas redes sociais e fique atento ao nosso instagram para mais novidades sobre a Delta.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.