Blog

calendario header
28
jan
2022

Brinquedos ideais para cada fase do seu filho
Publicado em 28 de janeiro / 2022

Durante o processo de aprendizagem da criança, os brinquedos desempenham um papel importante no desenvolvimento cognitivo e motor. Isso faz parte do famoso “aprender brincando”.

Por isso mesmo é muito positivo estimular essa relação entre brincadeiras e aprendizagem oferecendo brinquedos próprios para cada fase do seu filho. Continue a leitura e veja como.

A importância dos brinquedos no desenvolvimento da criança

É através das brincadeiras que as crianças desenvolvem muito das suas capacidades motoras, cognitivas, linguísticas e sociais. O brinquedo entra como um objeto de suporte desse momento, estabelecendo uma relação íntima com o pequeno e simulando imagens que evocam aspectos da realidade.

Portanto, os brinquedos colocam as crianças em contato com reproduções de elementos da natureza, cotidiano e construções humanas. Esses objetos ainda podem ir mais além, extrapolando a realidade e colocando os pequenos em contato direto com mundos imaginários, estimulando sua criatividade.

Por todos esses motivos, os brinquedos são parceiros inestimáveis do desenvolvimento infantil, deixando a criança ainda mais em contato com o mundo à sua volta e também com a sua imaginação. 

Brinquedos por faixa etária

Para ajudar ainda mais no desenvolvimento do seu filho é importante oferecer brinquedos condizentes com o seu nível cognitivo e motor. Veja alguns exemplos para cada fase. 

  • De 0 a 2 anos

Nesse período da infância, a criança está passando por sua fase de primeiras interações com o mundo. Por isso é importante priorizar brinquedos grandes, leves, arredondados e que despertem a atenção, como aqueles com cores diversas, formatos diferentes e que fazem barulho.

  • De 2 a 4 anos

Nesta fase o repertório cognitivo da criança é ampliado e ela consegue se ver como um ser único. Portanto, você pode começar a oferecer jogos de montar e encaixar, brinquedos letrados mais simples e outros com elementos comuns, como frutas, animais e objetos do dia a dia.

  • De 4 a 6 anos

A partir dessa idade o pequeno começa a ter autonomia para tomar decisões e fazer escolhas. O ideal é investir em brinquedos que explorem a criatividade e o intelectual da criança, como peças de montar mais complexas, jogos de tabuleiro, adivinhas e caça ao tesouro.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe em suas redes sociais e ajude outros pais a reconhecer a importância dos brinquedos no desenvolvimento de seus filhos.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.