Blog

calendario header
13
dez
2019

Brincando com cores e descobrindo o mundo: a importância para o desenvolvimento da criança.
Publicado em 13 de dezembro / 2019

 

Quando as crianças são ainda bem pequenas, já é possível perceber seu interesse por cores, formas, movimentos, texturas…Parece fazer parte da natureza humana essa ligação com a arte. E esse desejo das crianças pode e deve ser estimulado desde cedo, desde sempre.
Mesmo sem querer, sem perceber, os papais acabam dando material para as crianças desenvolverem muitas habilidades através de brincadeiras corriqueiras. Pintar, por exemplo, ou folhear um livro ilustrado estimula o desenvolvimento saudável da criança e a capacita a se expressar de forma muito mais eficaz. O giz de cera é um dos instrumentos mais famosos, principalmente na fase da pré escola, que figura sempre no estojo das crianças e elas adoram! Mas o giz não é apenas um objeto para fazer rabiscos sem sentido e nem mais um item para avolumar e encarecer a lista de materiais dos jardins de infância e afins.

Ele é importante para a criança expressar a sua forma de ver o mundo. As crianças pequenas percebem muito melhor que os adultos as cores e seus efeitos, texturas e tonalidades em diferentes ambientes, e claro, pintam o que vêem. Como nós não vemos apenas contornos, mas o preenchimento das figuras, a superfície, assim também é com os pequenos e é por aí que eles começam suas artes.
Tudo que encontramos na natureza e nas nossas criações está preenchido pelas cores, e as crianças reproduzem isto muito bem. Eles são geniais não é mesmo? Se você desenhar um coração para o seu filho ele logo vai querer colorir. Se der tintas ele vai espalhar por todos os lados. Essa questão vai além do prazer por ver as cores tomarem o papel… quando pintam, eles fazem a conexão daquilo que estão produzindo com o que viram. Por isso é tão importante estimular essa brincadeira…e eles sabem que estão realizando algo importante. À medida que as crianças crescem, suas habilidades motoras evoluem e os
desenhos acompanham esse ritmo.

Gostaram das nossas dicas? Conheçam mais nossos produtos e continuem acompanhando nosso blog para mais dicas. Fiquem ligados em nosso Facebook (Delta Artigos Escolares) e Instagram (@deltaartigosescolares).

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.