Blog

calendario header
18
mar
2020

Brincadeiras para fazer com seu filho dentro de casa
Publicado em 18 de março / 2020

Nestes dias, aproveite para ficar do ladinho do seu pequeno, dando carinho, atenção e, claro, brincando muito juntos, afinal os baixinhos são ligados no 220w. Se tem uma coisa que não falta é energia para criar, correr e brincar o tempo todo! Mas nem sempre a criatividade vem, e as crianças podem acabar ficando entediadas com as mesmas brincadeiras ou jogos. Pensando nisso, preparamos uma lista com brincadeiras super divertidas e temos a certeza que os pequeninos vão adorar!
Mãos à obra e vamos brincar!
1. Caça ao tesouro sensorial
A caça ao tesouro pode ficar muito mais divertida de uma forma simples: com objetos sensoriais. Escolha quatro ou cinco texturas diferentes, como liso, áspero, aveludado, macio, rígido, e peça ao pequeno que corra pela casa e encontre objetos com aquelas texturas. Para os pequenos um pouco mais velhos, um cronômetro pode deixar a brincadeira mais emocionante.
2. Contação de histórias
Uma dica para aproveitar os momentos em família é a contação de histórias. Pode escolher o livro preferido do seu pequeno, inventar uma ou até inventarem juntos.
3. Stop!
Também conhecido como adedanha ou adedonha, essa brincadeira precisa de, pelo menos, três pessoas para ser bem legal. Além de ser um clássico que vai lembrar seus tempos de infância se a turma for animada, várias horas de diversão e aprendizado estão garantidas!
4. Massinha de modelar
Brincar de massinha é sempre muito gostoso para os pequenos. Então, prepare as massinhas, e deixe a criatividade dos baixinhos voar solta. Para que a brincadeira fique ainda mais divertida opte pelas massinhas de modelar Koala, possuem excelente maciez e cores intensas, que promovem o desenvolvimento da criatividade e da coordenação motora.

5. Strike!
Você vai precisar de seis a dez garrafas, rolos de cartolina ou papelão. Uma bola de meia, de tênis ou do bichinho de estimação. E pronto. É só organizar os pinos improvisados, encontrar um lugar para fazer a pista e se divertir!

6. Pintura e adivinhação:
Essa brincadeira talvez seja uma das preferidas pelos pequenos, além de estimular ainda mais a criatividade deles, esse tipo de atividade gera uma competição saudável que os baixinhos adoram e aproveitam para dar boas gargalhadas.

7. Pintura sem sujeira
Isso parece impossível, mas não é. Compre um saquinho que possa ser lacrado (como ziploc, por exemplo). Depois, encha-o com tintas até ⅓ mais ou menos. Lacre e prenda suas laterais com fita adesiva (é aconselhável passar duas vezes a fita) em uma cartolina ou no chão mesmo. Assim, ao passar os dedinhos pelo lado de fora do saquinho com tinta, seu pequeno faz desenhos incríveis sem bagunça!
8. Telefone sem fio
Mais um clássico das brincadeiras. O telefone sem fio tradicional é feito com duas latinhas vazias e limpas, com um furo no fundo sem a tampa. Ambas conectadas por um barbante passado pelo furo. Mas você pode tentar outros materiais também.
9. Cabana
Brincar de cabana na sala é muito divertido. Para fugir das cadeiras e aquele monte de cobertores para fazer a cabaninha, use uma caixa de papelão. Ah, você pode usar os cobertores para colocar lá dentro e deixar os pequenos dormirem na cabaninha e, por que não, uma festa do pijama?
10. Cantinho da leitura
O cantinho da leitura é muito parecido com a cabana, mas você precisa montá-lo um pouco mais alta para conseguir entrar, além de colocar almofadas para seu pequeno encostar enquanto lê.

11. Descubra a sombra
Esta brincadeira parece complicada, mas é simples, divertida, toma bastante tempo e ajuda muito no raciocínio dos pequenos. Você vai precisar de: objetos variados (panelas, pratos, copos, roupas, canetas, etc.), uma luminária (ou lanterna, mas nesse caso você precisará de uma forma de mantê-la fixa), cartolina e caneta.
Primeiro você empilha os objetos criando uma forma engraçada. Depois, você direciona a luz da luminária a fim de formar a sombra dos objetos empilhados no chão. A partir desse momento, não movimente mais a luz. Coloque onde se formou a sombra uma cartolina e deixe ela bem fixa no chão, use uma fita adesiva para isso. Depois da sombra projetada na cartolina, contorne-a com a caneta. Então, desmonte os objetos para desfazer a sombra ficando só com seu contorno e chame os pequenos. A brincadeira é descobrir como você empilhou os objetos para fazer o desenho na cartolina, ou seja, reproduzir a mesma sombra. Apenas fique atento para criar sombras que sejam difíceis, mas não impossíveis para seu pequeno.

Gostaram das nossas dicas? Conheçam mais nossos produtos e continuem acompanhando nosso blog para mais dicas. Fiquem ligados em nosso Facebook (Delta Artigos Escolares) e Instagram (@deltaartigosescolares).

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.