Blog

calendario header
29
out
2019

Brincadeiras para estimular o desenvolvimento motor das crianças
Publicado em 29 de outubro / 2019

Desde o nascimento, o bebê passa por uma série de conquistas. A evolução de uma criança traz expectativas aos pais ainda quando estão na barriga da mamãe, e, quando nascem, todo e qualquer novo movimento torna-se motivo para fotos, risos e comemorações. Ainda que cada nova habilidade seja estipulada nas suas devidas faixas etária, o desenvolvimento é diferente em cada criança, por isso, não precisa ficar ansioso, deixe que seu filho avance no tempo dele, sem que ele se sinta pressionado.
Pensando nisso, separamos algumas brincadeiras que vão estimular o desenvolvimento motor das crianças, assim, você poderá acompanhar o progresso de pertinho. Vamos lá!

● Post-it no papel contact
Nessa brincadeira, estimule seu pequeno a pegar o post-it e colar em outro lugar. Você pode ensiná-lo a organizar também, mas o objetivo é fazer com que ele repita o movimento de pinça ao pegar e colar os post-its, assim, ele aprenderá a manusear melhor as coisas quando for mais velho, por exemplo, quando for recortar papel.

● Botão nos potinhos
Compre diversos potinhos coloridos e botões das mesmas cores, em seguida, faça um corte na tampa de cada potinho e peça para que ele coloque os botões nos seus respectivos potinhos. Assim, ele desenvolverá maior reconhecimento de cores, o que contribuirá significativamente para seu desenvolvimento.

● Elástico na latinha
Você vai precisar de uma latinha e alguns elásticos, apenas. Primeiramente, demonstre como seu pequeno deverá fazer, coloque um elástico na latinha enquanto ele observa você. Depois, peça para ele fazer o mesmo, até que coloque todos os elásticos.

● Lousa e giz
Com um giz branco em uma lousa, faça desenhos com linhas retas, como quadrados, triângulos e outras formas. Com um pincel molhado com água, peça que seu filho apague os desenhos, contornando com o pincel.

● Amarelinha

Se seu filho tem uns dois aninhos ou mais, ele já consegue dar saltos com um pé ou os dois juntos. Sendo assim, ensine-o a pular amarelinha e permanecer dentro dos quadrados, mesmo que só consiga segurando a sua mão. Com o tempo, aumente o nível da brincadeira, assim, ele aperfeiçoará suas noções de espaço e equilíbrio.

De fato, o contato dos pais dentro das brincadeiras contribui significativamente para o desenvolvimento motor dos baixinhos. Com brincadeiras intuitivas, seu pequeno sentirá cada vez mais determinação para se expressar e comunicar de diversas formas.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.