Blog

calendario header
20
ago
2021

Atividade física na infância: confira os melhores exercícios para os pequenos
Publicado em 20 de agosto / 2021

Todos sabemos que a prática de exercícios físicos é ótima aliada para uma vida mais saudável, certo? Porém, assim como os adultos possuem atividades indicadas de acordo com sua idade e condições físicas, o mesmo acontece com as crianças.

Para que o pequeno tenha o costume de se exercitar desde cedo e possa fazer isso com segurança, trouxemos algumas dicas de atividades físicas benéficas para eles. Continue a leitura para saber quais são. 

Natação

Essa atividade já pode ser introduzida para a criança a partir dos 6 meses de idade e é uma das mais populares entre os pequenos, pois quem não gosta de se jogar na piscina, não é mesmo? 

Além disso, esse é um ótimo exercício para desenvolver a coordenação motora do seu filho, ao mesmo tempo em que reforça o seu sistema imunológico.

A natação também possui um alto gasto calórico, mas sem causar impacto nas articulações. Por isso funciona muito bem no combate à obesidade infantil, sem correr o risco de causar lesões. 

Outro benefício é que a prática de brincadeiras e atividades lúdicas na água ajuda muito a deixar a criança mais tranquila, diminuindo episódios de estresse e agressividade.

Dança

Indicado para crianças a partir dos 5 anos, a dança é outro exercício que pode ser considerado bastante divertido, já que o pequeno vai poder se expressar artisticamente e liberar toda a sua criatividade.

Dançar é excelente para a coordenação motora, além de estimular o desenvolvimento cerebral. Ao aprender uma coreografia, o cérebro libera estímulos para a região capaz de assimilar comandos e ações, fazendo corpo e mente trabalharem em harmonia.

Os movimentos aprendidos também fortalecem os músculos do corpo, mantendo o organismo mais aquecido e ajudando principalmente com a postura.

Já no campo das emoções, a dança é perfeita para crianças que querem combater a timidez e a insegurança. O fato de realizar apresentações artísticas vai fortalecer a autoestima do pequeno, sem falar que fazer isso em grupo torna a tarefa menos assustadora.

Esportes de quadra

Esportes de grupo e com maior impacto no corpo da criança devem ser introduzidos a partir dos 6 anos de idade. As atividades mais procuradas são futebol, vôlei, handebol, futsal e basquete. Tudo vai depender da disposição da criança para cada um deles.

O futebol acaba sendo o mais popular entre esses, já que é uma paixão nacional. Suas principais vantagens são o desenvolvimento da coordenação motora, do equilíbrio e da compreensão de espaço.

Já no vôlei, o pequeno vai aprimorar movimentos rápidos, equilíbrio e capacidade de concentração. No handebol temos o fortalecimento dos músculos, além da coordenação motora e da capacidade de respiração.

No futsal, semelhante ao futebol, a criança expande suas habilidades motoras e de coordenação, assim como tem seu metabolismo acelerado. E por fim, no basquete, o pequeno aprende como ser mais ágil, equilibrado e concentrado.

Artes marciais

Indicada a partir dos 5 anos, as artes marciais sofrem do mito de que são atividades violentas e que vão lesionar a criança. Mas na verdade esse exercício possui regras muito claras e pregam o princípio da não-violência.

Algumas das artes marciais mais populares são karatê, judô, taekwondo e kung-fu. A sua prática é excelente para desenvolver a coordenação motora e a flexibilidade na criança.

Outras vantagens incluem a evolução do condicionamento físico, aumento da resistência, melhora dos reflexos e fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, o pequeno também pode aumentar sua concentração, foco e autoconfiança.

E lembrando que as artes marciais possuem regras claras, incentivando o desenvolvimento de valores éticos e morais, o que também contribui para controlar e diminuir episódios de agressividade. 

Agora é só procurar a atividade física mais indicada para a idade do seu filho e também de acordo com os gostos dele. Dessa maneira você o ajuda a seguir no caminho de uma vida mais saudável.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.