Blog

calendario header
11
fev
2022

A atividade física ideal para cada etapa do seu filho
Publicado em 11 de fevereiro / 2022

Todos sabem que a atividade física impacta diretamente na disposição diária, qualidade de vida e prevenção de problemas de saúde, certo? Pois isso também vale para os pequenos! A diferença é que existem exercícios mais indicados para certa idade, com intensidades apropriadas para cada etapa. 

De acordo com dados de 2019 do Ministério da Saúde, 28% das crianças entre 5 e 9 anos apresentam excesso de peso. Entre as menores de 5 anos, o índice de sobrepeso é de 14,8, sendo que 7% já apresentam obesidade

Por conta de indicadores como esse, se torna cada vez mais essencial incentivar as crianças a praticarem exercícios desde cedo, assim elas podem se habituar com um estilo de vida em movimento e correr menos risco de desenvolver sobrepeso.

Separamos neste artigo algumas atividades físicas recomendadas para diferentes faixas etárias. Continue a leitura e confira.

Até 3 anos de idade

A partir dos 6 meses já é possível estimular a prática de exercícios com o seu filho. Isso pode ser feito através de brincadeiras, estimulando movimentos de curta duração, como puxar, empurrar e segurar objetos várias vezes ao dia.

Também a partir dessa idade a criança está apta a praticar natação, o que beneficia a sua respiração e capacidade psicomotora. Pequenos acima de 12 meses podem ser estimulados a caminhar, subir e descer escadas, rolar e pular no chão. 

De 3 a 5 anos

Nessa faixa etária as atividades físicas ainda podem vir no formato de brincadeiras. Reserve 60 minutos, de 3 a 4 dias por semana, para fazer caminhadas na rua, andar de bicicleta, patinete e patins, jogar bola ou dançar. 

Outra opção é inscrever a criança em algum esporte. Atividades como ginástica artística, atletismo e natação podem ser praticadas com moderação.

De 6 a 10 anos

A partir dos 6 anos a criança já está apta a praticar esportes com maior grau de dificuldade técnica, com regras e realizados em grupo. Podem ser introduzidas a ela atividades com bola (basquetebol, voleibol, handebol, beisebol etc), as artes marciais (judô, karatê, tae-kwon-do, kung-fu e jiu-jitsu), hipismo, tênis de mesa e de campo. 

É indicado que o pequeno possa experimentar várias dessas atividades, a fim de que possa praticar suas habilidades e descobrir suas preferências, assim como desenvolver melhor a coordenação motora e o convívio social.

De 10 a 12 anos

Dentro dessa faixa etária, a prática moderada de atividades físicas regulares estimula a produção do hormônio do crescimento, ajudando no ganho estatural da criança. Porém, quando os exercícios são realizados por mais de 36 horas por semana acontece o efeito inverso, inibindo a produção desse hormônio.

Nessa fase, o ideal é concentrar a prática de uma ou duas atividades físicas da preferência do seu filho, com intensidade moderada e durante uma hora por dia. Manter o espírito recreativo do esporte também é essencial para que a criança se sinta estimulada.

De 13 a 17 anos

Na adolescência a maioria das modalidades esportivas é liberada, inclusive musculação e crossfit, devido ao grau de desenvolvimento muscular atingido. 

Os pais, no entanto, devem ficar atentos para a sobrecarga psicológica e física que pode vir dos treinamentos de alta intensidade e participação em competições esportivas.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe essa informação e ajude mais pais a trazerem os melhores tipos de atividades físicas para os seus filhos. 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.