Blog

calendario header
12
nov
2021

Aprenda a desenvolver a autonomia das crianças
Publicado em 12 de novembro / 2021

Você já deve ter visto vários profissionais em educação infantil ressaltando a importância de desenvolver a autonomia dos pequenos, certo? Mas quais as vantagens dessa prática?

É simples: quanto mais as crianças conhecem seus direitos e deveres e entendem as consequências de suas ações mais engajadas com as tarefas diárias e com o senso de responsabilidade elas estarão. 

Trabalhar na autonomia delas cria independência e capacidade de resolver problemas por si próprios, que são dons desejáveis para o seu futuro. Os pais têm um papel fundamental nesse processo, por isso preparamos dicas simples para ajudar com a prática. Veja só!

Proponha uma lista de tarefas

É possível incutir senso de responsabilidade na criança ao deixar sob sua tutela algumas tarefas simples e que envolvam práticas do dia a dia. Alguns exemplos são colocar a roupa suja no cesto, deixar as vasilhas sujas na pia, guardar o material escolar depois dos estudos, organizar seus brinquedos e etc.

Os pais podem acordar e organizar a lista na presença das crianças, assim eles podem opinar sobre as tarefas. O objetivo aqui é mostrar a elas a importância dos pequenos atos individuais, além de habituá-la a esses tipos de atividades.

Incentive novas tarefas

Depois que o pequeno se habituar às atividades propostas, os pais podem incentivar que ele adquira outras. Comece mostrando os serviços necessários para manter a casa em ordem, como o cuidado com os pets, limpeza, organização e etc.

Ao adquirir novas responsabilidades escolhidas por ela, a criança começa a entender como também pode contribuir para os cuidados com o seu lar. O apoio e a valorização da família nessas atividades é fundamental para motivá-los a continuar.

Coloque regras e a responsabilize por suas escolhas

Além das tarefas, estabelecer regras para a casa e responsabilizar os pequenos quando elas são descumpridas mostra a relação entre causa e efeito. Por exemplo, caso ele não cumpra a tarefa de guardar os brinquedos, então deve arcar com a consequência de perder o acesso ao videogame.

Porém, é importante que os pais os apoiem nos momentos de falhas, os incentivando a tentar fazer melhor da próxima vez.

Não exagere na proteção 

É bastante comum, principalmente para pais de primeira viagem, a ideia de querer proteger a criança do mundo e de suas frustrações. Mas esse é um processo fundamental para que ela possa amadurecer devidamente.

Possibilite que a criança faça suas próprias escolhas, interferindo mais ou menos dependendo da situação e também da idade do seu filho. Todo esse processo é benéfico para o seu desenvolvimento, além de estimular a autonomia.

Agora que você já sabe como desenvolver a autonomia das crianças é só colocar as dicas em prática com o seu pequeno. Compartilhe essa informação, em breve voltaremos com mais dicas sobre a infância. 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.