Blog

calendario header
23
abr
2021

Ansiedade Infantil: Como identificar os sinais
Publicado em 23 de abril / 2021

O mundo já passou da marca de um ano de pandemia e dando sinais de que ainda irá continuar por mais algum tempo. As consequências desse período são muitas, e entre elas podemos destacar aqui o impacto para a saúde mental das pessoas. Mas por acaso você saberia identificar se o seu filho também está sendo afetado?

É só pensar bem, nós adultos já temos dificuldades para expressar como nos sentimos, imagine como isso deve ser para uma criança? Quanto mais novos eles são, mais difícil é para eles explicar se estão com apenas um medo passageiro, ou se é uma ansiedade prolongada.

Por isso, neste artigo iremos apresentar alguns dos sinais mais comuns que a criança dá e que podem indicar um caso de ansiedade infantil. Mas lembre-se de que um diagnóstico preciso só pode ser feito por um profissional especializado, então não tente realizar um tratamento unicamente caseiro. Agora, veja abaixo alguns dos principais alertas.

Principais sintomas da ansiedade infantil

Momentos de tensão ou estresse podem causar reações comportamentais adversas na criança. Basta pensar em situações como o divórcio dos pais, mudança de casa, de cidade ou de escola, a morte de um parente próximo; esses são casos em que o pequeno tende a sentir raiva, tristeza, ansiedade e muito mais.

Em ocasiões como essas, o apoio dos pais ou responsáveis é essencial para a criança se sentir acolhida, segura e amparada. Assim ela pode ficar mais confortável em compartilhar os seus sentimentos, fazendo com que seja mais fácil identificar sinais de alerta, tais como:

  • Mudanças no apetite;
  • Irritabilidade, apatia e oscilações de humor;
  • Dificuldade para dormir ou outras alterações do sono;
  • Queda no rendimento escolar;
  • Dores de cabeça e tonturas;
  • Medos e preocupações excessivas.

Quando procurar tratamento?

É importante deixar claro que angústias, medos e irritabilidade podem ser considerados normais durante o crescimento da criança, então apresentar episódios isolados não necessariamente significa um alerta para a saúde mental delas. Mas você deve se preocupar sim caso os sinais do tópico anterior se apresentem por muito tempo.

Caso a criança tenha estes sintomas de uma forma exagerada e por um período longo, então é o momento de conversar com ela e entender se há algum problema acontecendo. Se por acaso ter esse diálogo não ajudar o pequeno a se livrar de suas angústias, então é hora de procurar ajuda médica.

Existem diversos profissionais de saúde mental especializados no tratamento de crianças, que  já são preparados para lidar com questões do desenvolvimento psíquico dessa fase da vida e podem diagnosticar uma possível ansiedade infantil. Só a partir daí é que se desenvolve um tratamento adequado para fazer o acompanhamento junto ao seu filho.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude outros pais a identificarem sinais de alerta para a ansiedade infantil. Em breve estaremos de volta com mais conteúdo para você e os seus pequenos.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.