Blog

calendario header
15
jan
2021

Afinal, cama compartilhada pode ou não pode?
Publicado em 15 de janeiro / 2021

A hora do sono é sagrada, tanto para os pais quanto para os bebês. E ter um local seguro e confortável para dormir pode ser muito importante. O sono das crianças é geralmente um assunto que gera muitas discussões e questionamentos. Onde colocar a sua criança para dormir? 

Desde 2016, a Academia Americana de Pediatria (AAP), endossada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), recomenda que os bebês menores de 1 ano durmam no quarto dos pais, mas não na mesma cama.  

É que essa é uma forma de prevenir problemas como a síndrome de morte súbita na infância e também outras mortes relacionadas ao sono, como sufocamento não intencional, aprisionamento e asfixia. 

Mas apesar dos estudos apontarem que é melhor dormir em camas separadas, muitos pais não têm acesso a essa informação ou simplesmente a negligenciam. Essas pessoas geralmente são adeptas da “criação com apego”. 

Além dos perigos físicos que a cama compartilhada representa para o bebê, ainda é possível identificar outros tipos de problemas emocionais, como a dependência de pessoas ao lado para dormir.

Diminuindo os riscos

Mesmo com as orientações dos especialistas, algumas pessoas não conseguem cumprir as recomendações. Sendo assim, o ideal é reduzir os riscos em prol da saúde e segurança do bebê. 

Os riscos aumentam ainda mais para os bebês cujos pais são fumantes, usuários de drogas, de bebidas alcoólicas ou medicações sedativas. Nesses casos, devemos ser mais enfáticos na recomendação de não compartilhar a mesma cama! 

No mais, devemos orientar as pessoas a não levarem os bebês para dormirem juntos em poltronas e sofás. Nessas situações, os riscos também são maiores. Mas existem algumas precauções que podem ser tomadas se ainda assim os pais insistirem na ideia de cama compartilhada. 

Precauções:

  • Usar um colchão firme, colocado no chão ou em uma cama suficientemente grande para acomodar toda a família. Sofás ou cama d’água são especialmente perigosos;
  • Deixar a cama no centro do quarto, longe da das paredes e sem nenhum vão onde o bebê possa ficar preso e asfixiar-se;
  • Manter o ambiente bem ventilado, sem excesso de calor;
  • Evitar edredons, cobertores e travesseiros grandes. Aliás, vista o bebê de forma adequada. Nos dias frios, coloque pijamas mais quentes;
  • Evitar pijamas com cordinhas que possam enroscar no bebê (vale também para os pais);
  • Os pais devem ter consciência que, estando o filho pequeno na cama, o cérebro deve ficar em estado de alerta, mesmo durante o sono.

Cada um com o seu quarto 

Depois de crescidos, alguns filhos ainda podem ter o hábito de dormir na cama dos pais e isso deve ser evitado. Tanto pode acarretar em restrição à intimidade do casal, como pode fortalecer a dependência. 

Para isso, a criança precisa entender o seu quarto com um lugar aconchegante para dormir, e o seu espaço, onde ela pode se expressar, decorar de acordo com seu gosto e se refugiar quando quiser ficar sozinha, ler ou brincar à sua maneira. 

O sentimento de ter o seu próprio cantinho colabora para o fortalecimento da autoestima e da autoconfiança do pequeno, fazendo-o se sentir independente e confiante para conseguir dormir sozinho em sua própria cama.

E a gente sabe que colocar os filhos pra dormir nem sempre é a tarefa mais fácil, ainda mais quando falamos de colocar eles para dormir sozinhos. Por isso tem algumas coisinhas que você pode fazer para facilitar esse trabalho: 

  • Ler histórias para dormir.
  • Decorar o quarto de acordo com  gosto do pequeno.
  • Deixar uma luzinha acesa durante a noite.
  • Estabelecer uma rotina e um ritual para que o pequeno possa se organizar e ter autonomia na hora de dormir.

Gostou das nossas dicas? Qual a sua opinião sobre o assunto? Não deixe de comentar e acompanhar nossos artigos nas redes sociais. 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.