Blog

calendario header
05
fev
2021

Como lidar com a adaptação escolar na Educação Infantil?
Publicado em 05 de fevereiro / 2021

Já estamos em fevereiro e muitas escolas estão retomando as atividades presenciais. Com isso, os pequenos terão de passar por um período de readaptação da sua rotina. Os estudos que estavam acontecendo de maneira remota, para muitos, voltarão ao modo tradicional.

E como sabemos, toda adaptação ou readaptação requer um pouquinho de paciência e estímulo. Nesse momento, talvez seja um pouco mais difícil lidar com a resistência dos filhos ao novo cotidiano. Então o que fazer? Como ajudar nessa aceitação e adaptação?

Bem, esse novo momento nos fez pensar em escrever um artigo para falar como lidar com esse período na educação infantil. Alguns papais e mamães que já sabem como ajudar os filhos, mas outros de primeira viagem ainda não têm essa experiência.

Por isso, fizemos esse artigo para dar algumas dicas de como lidar com a adaptação escolar na educação infantil. Vamos conferir a leitura completa? 

Primeiro lide com o choro

É perfeitamente normal que a criança chore no momento de despedidas dos pais na porta da escola. Afinal, esse momento é novo, ela está chegando em um ambiente em que não conhece ninguém e o desconhecido por trazer medo. Mesmo nós, adultos, temos receio de coisas novas às vezes! 

Então se seu filho não apresentar alegria e entusiasmo para o primeiro dia de aula, não precisa achar estranho. O choro com certeza será um momento difícil para ambos, mas é preciso entender que a adaptação tem que acontecer. Normalmente leva cerca de uma semana para a criança se sentir mais à vontade e começar a socializar melhor.

Preservação da rotina

É muito importante que a família mantenha ao máximo a rotina da criança enquanto ela está em casa e se envolva na preparação para a ida à escola. A organização do lanche e da mochila pode ser feita em conjunto com o filho para que ele perceba que essa é uma mudança positiva, pois vai perceber que os pais estão cuidando dele.

Falta de vontade de ir à escola

A falta de interesse na escola pode ser reflexo de uma resistência em não querer sair do ambiente familiar. É preciso incentivar a criança a frequentar outros ambientes, para isso, os familiares precisam promover a participação em eventos que a escola que pretende matricular a criança oferece.

Além disso, outro motivo que leva a criança a não ter vontade de frequentar a escola é o pouco contato que tem com outras crianças da mesma faixa etária. Sendo assim, busque frequentar parques infantis, no qual ela poderá brincar com outras crianças. Essa atitude irá ajudá-la a querer frequentar novos ambientes.

É preciso paciência

Como já dissemos, paciência é a base de tudo. A gente precisa lidar de maneira serena e tranquila, sempre pensando nas resoluções do problema. A criança também é um ser humano complexo, cheio de emoções e que não consegue se expressar tão bem.

Ajude seus filhos a entenderem a importância dessa nova rotina, mostre que é bom, fale de suas histórias na escola e abra possibilidades. Assim os pequenos ficarão muito mais confortáveis com a ideia. 

Gostou do material? Compartilhe em suas redes sociais e siga a gente no instagram!

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.