Blog

calendario header
30
jul
2018

A importância dos sons no processo de alfabetização
Publicado em 30 de julho / 2018

 

Sabemos que o processo de alfabetização é um dos momentos mais importantes na infância, até porque é nesse momento que os pequenos conseguem compreender melhor as informações ao seu redor, e consequentemente desenvolver a imaginação e a criatividade com mais segurança. Pensando nisso, resolvemos falar da importância do som das palavras no andamento desse processo.

Uma pesquisa da Universidade Macquarie(Austrália) concluiu que ouvir e falar as palavras aumentam as chances das crianças saberem escrevê-las. Isso quer dizer que quando lemos em voz alta para nossos filhos ou quando conversamos com eles, estamos também, de certa forma, ensinando-os como soletrar cada palavra.

Na dinâmica proposta pelos especialistas, as crianças foram monitoradas por eye tracking enquanto liam uma palavra nova, inventada. Aquelas que já haviam ouvido essas palavras demoraram menos tempo encarando as letras e tiveram mais facilidade para ler do que as crianças que ainda não haviam entrado em contato com a forma oral das palavras.

mae-lendo-para-filhas-ok

Logo, podemos dizer que  o processo de consolidação da linguagem no cérebro é complexo e envolve principalmente habilidades auditivas, mas também áreas ligadas à visão e à memória. Por isso, a importância dos pais lerem para os filhos diariamente para que os pequenos possam se familiarizar com as palavras e passarem pelo processo de alfabetização de uma forma mais rápida e eficiente.

Gostaram das nossas dicas? Conheçam mais nossos produtos e continuem acompanhando nosso blog para mais dicas. Fiquem ligados em nosso Facebook (Delta Artigos Escolares) e Instagram (@deltaartigosescolares).

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.