Blog

calendario header
18
mar
2021

A importância da escola na formação de crianças
Publicado em 18 de março / 2021

A escola está presente na nossa vida desde os primeiros anos até o meio da adolescência e com todo esse tempo, a importância dela vai além de nos ensinar sobre as matérias e disciplinas. Mais do que português e matemática, a escola é uma formadora de cidadãos. 

A escola existe com a finalidade de inserir as crianças em um círculo social, onde ela irá conhecer estranhos, obedecer às regras e criar uma rotina. Além disso, um dos fatores mais importantes da escola é transferir o conhecimento às pessoas e passar os conceitos básicos da vida em sociedade.

Mesmo com tantas mudanças sociais, as escolas conseguiram se adaptar bem às tecnologias, formas de ensino e diversas maneiras de transmitir o conhecimento. E claro, tudo isso passa diretamente pelos profissionais envolvidos, que se dedicam para chegar a um resultado excelente para as crianças e adolescentes. 

O fato é que vários aspectos da vida em sociedade são diretamente influenciados pela vida escolar. Na adolescência é quando afloram dúvidas naturais em relação à construção da identidade. Esses questionamentos incluem a definição sobre a qual grupo pertencem, o relacionamento com os pares, questões sobre a aparência, interesses e habilidades.

Sendo assim, é imprescindível que a vida escolar das crianças seja ativa, para que se extraia todos esses benefícios. Quer saber mais sobre a importância da escola? Separamos alguns motivos para ilustrar melhor. Confira!

Os primeiros anos de alfabetização

Todos nós sabemos que a alfabetização é algo fundamental para que possamos ser cidadãos completos, cientes de nossos deveres e direitos na sociedade. Logo, a escola demonstra sua importância para as crianças por meio da inserção delas em um ambiente onde podem se acostumar a algumas regras do que é viver em sociedade. 

O conhecimento transmitido é essencial para que haja um aprendizado sistemático e organizado, o que acaba influenciando no desempenho das crianças mais à frente, seja no ensino médio ou até mesmo no ensino superior.

A influência da família na vida escolar

A missão de educar para a vida conta com a participação de uma rede de apoio, que se realiza principalmente com a atuação da família, que deve sempre validar os sentimentos e opiniões do filho. A função principal da escola é ensinar e socializar, a parte de educar deve ser feita em parceria com a família, senão todos os esforços terão sido em vão. 

Na escola, ao mesmo tempo em que encontram os pares, acontece algo muito importante, que é se deparar com a diversidade. É neste momento que os jovens aprendem a lidar com conflitos e com o confronto de ideias para se questionar: quem eu sou? Aonde quero chegar? 

Aprender a lidar com esses conflitos a partir da validação de seus sentimentos por parte dos pais, também é um passo fundamental no crescimento das crianças e dos jovens. E esse é outro ponto que só mostra a importância da escola para as crianças como um agente que promove a interação social, educação e autoconhecimento. 

Gostou do nosso artigo? Compartilhe em suas redes sociais e mostre aos amigos. Toda semana temos um material novo para você. Até a próxima! 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.