Blog

calendario header
02
out
2020

7 benefícios da música na vida dos pequenos
Publicado em 02 de outubro / 2020

É comprovado cientificamente que consumir arte proporciona inúmeras vantagens para o bem-estar dos seres humanos. Para os pequenos, que estão em desenvolvimento e precisam de estímulos, a música proporciona inúmeros benefícios para a saúde física e mental.

Muitas vezes, a música já está presente, mesmo que indiretamente, na vida das crianças. Seja por meio de um objeto sonoro da casa, em um comercial na TV ou em filmes. Em alguns casos, as canções já fazem parte memória auditiva do pequeno, que traz consigo algumas impressões desde a barriga da mãe.

Além das memórias afetivas, a música pode ajudar a criança a  desenvolver algumas características com mais facilidade, como fala, dicção e coordenação motora. Por isso, a musicalização infantil é considerada um importante instrumento de educação.

Agora que você já sabe a importância da musicalização para crianças, vamos listar 7 benefícios da música na vida dos pequenos. Continue a leitura e aproveite!

1. Integra o Corpo e Mente 

Sem vergonha, nem nada! Crianças costumam acompanhar facilmente o ritmo das músicas. Os estímulos podem ser vários: bater palmas, mexer o corpo ou cantar. 

Isso acaba dando liberdade para o pequeno se expressar corporalmente de acordo com a música. Além disso, as atividades relacionadas à expressão corporal estão ligadas ao aprimoramento da coordenação motora.

2. Melhora na concentração

Ao ouvir uma “boa música” os pequenos ficam sensibilizados e passam a ficar mais atentos ao som. Auxiliando, assim, na melhora da concentração.

De acordo com estudos, a música auxilia as pessoas a aprender e reter informações de forma rápida, isso acontece porque a melodia envolve todas as proporções do cérebro humano. O que pode ser muito benéfico não só na concentração, mas para a memória da criança também.

3. Estimulação da memória

Não tem jeito! Para cantar uma música, o pequeno precisará lembrar a letra dela. E por intermédio de canções, a memória pode se desenvolver de forma mais rápida do que de outras maneiras. 

Nada melhor para uma criança do que o desenvolvimento da memória ser por estímulo e não por obrigação. A música, sem dúvidas, é uma forte aliada nisso!

4. Contato com outras culturas

A linguagem da música é universal, os cientistas já confirmaram! Desde muitos anos atrás, as pessoas do mundo conseguiam se conectar através da música.

Além disso, inúmeras músicas internacionais estão presentes na nossa rotina. E essa exposição a uma língua estrangeira por meio da arte pode ser uma grande aliada na hora de aprender um novo idioma. Além disso, há ainda a possibilidade de conhecer novos costumes.

5. Desenvolvimento da linguagem

Ao ouvir uma canção, o pequeno vai armazenando várias palavras ao seu domínio. Mesmo que ele não use essas palavras ainda, esses elementos serão úteis para um futuro processo de alfabetização.

Além disso, a musicalização também pode ser muito importante para a melhora da dicção da criança. 

6. Fortalecimento do vínculo afetivo

Estimular no seu filho o hábito de ouvir música pode ser um momento de vínculo afetivo entre aqueles que ouvem juntos. Pode se tornar um tempo de qualidade para que a família fique junta e se divirta. 

Com certeza todos vão aproveitar os benefícios da musicalização e, de sobra, ainda fortalecer os laços afetivos!

7. Lembranças para a vida toda!

Quem nunca escutou uma música e lembrou de um momento da infância ou de alguém do passado? Isso acontece porque músicas têm o poder de despertar a memória afetiva.

Imagine quantas memórias o pequeno, que não será mais pequeno, terá no futuro? Imagine ele lembrando de uma música que ouvia com o papai e a mamãe? Sem dúvidas, a música ficará marcada para sempre nas lembranças da infância dele.

Gostou do artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e fique ligado, toda semana temos um material novo para você.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.