Blog

calendario header
03
set
2021

5 dicas práticas de como estimular seu filho(a) nos estudos
Publicado em 03 de setembro / 2021

Em um ano que os estudos de muitas crianças saíram dos trilhos por conta da pandemia, os pais se viram com ainda mais dificuldade de manter os pequenos interessados em fazer as atividades do colégio.

A educação escolar é um passo fundamental no desenvolvimento da criança, e por isso é preciso encontrar técnicas para estimular os pequenos na hora de estudar. 

No artigo de hoje trouxemos cinco dicas que podem ser aplicadas no dia a dia do seu filho para dar aquela forcinha nos estudos. Continue a leitura para saber mais. 

1. Converse sobre o aprendizado 

Os pais entendem a importância do aprendizado na vida do filho, mas ele não necessariamente vai saber. Por isso uma boa dica é mostrar interesse nos estudos da criança.

Pergunte sobre o que ele aprendeu na escola hoje, se sentiu alguma dificuldade e ofereça ajuda se precisar. Dessa maneira você poderá acompanhar de perto a evolução do pequeno e, caso seja necessário, entrar em contato com os professores.

2. Observe as lições de casa

Veja a maneira como o seu filho resolve as lições de casa, se ele consegue fazer tudo sozinho, onde estão suas maiores dificuldades e facilidades. Estimule a criança a dedicar um tempo especial para cada tarefa.

Mostre a ele que controlando o horário de estudos haverá mais tempo para brincadeiras e passeios depois, assim se cria mais noção de responsabilidade. Além disso, quando o pequeno estiver concentrado, deixe-o livre de distrações.

3. Incentive a leitura

Quando a criança tem o hábito de ler e compreender textos, isso melhora e muito a sua capacidade de resolver as lições de casa, pois isso faz com que ela entenda o que os seus professores estão pedindo nas questões.

Para estimular esse hábito os pais podem criar o costume de ler em voz alta com os filhos, aumentando a interação deles aos poucos. Primeiro deixe que eles escolham as histórias, depois faça com que leiam os diálogos com você e assim por diante.

4. Faça passeios culturais

Por mais que a criança fique empolgada ao ir no shopping ou no parque de diversões, os pais podem variar esses passeios e levá-las a lugares que tenham a ver com as aulas da escola. 

Uma ida ao museu, teatro, biblioteca, cinema ou planetário pode render assuntos para os pequenos compartilharem com os colegas de escola e com seus professores, além de aumentar a bagagem cultural deles.

5. Não sobrecarregue

Cada criança tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento e uma parte essencial disso é o apoio da família. Evite colocar os estudos como um castigo ou uma obrigação, o que deixa a criança desestimulada a continuar essa prática.

Procure estar presente nessas horas, oferecendo a sua ajuda quando necessário, elogiando os seus avanços e demonstrando orgulho pela sua evolução.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude mais pais a estimular o estudo dos seus filhos.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.