Blog

calendario header
07
mai
2021

4 brincadeiras de antigamente para fazer com as crianças
Publicado em 07 de maio / 2021

Você lembra das brincadeiras que fazia na infância? A gente sempre olha com um pouco de nostalgia para os tempos em que éramos crianças e muito do que fazíamos se perdeu com o tempo e ficou apenas no passado. 

A diversão está diferente, podemos dizer que até bem mais tecnológica que antes e isso não é necessariamente ruim. Mas imagine as crianças de hoje tendo a oportunidade de brincar das mesmas coisas que vocês, pais e mães, brincaram na infância! Não seria incrível revisitar essas memórias com os pequenos? 

Separamos aqui uma lista com 5 brincadeiras de antigamente que você pode fazer com as crianças e ainda aproveitar para ensinar algumas lições educativas que estavam presentes nesses momentos de diversão. 

Empinar pipa

Pode parecer que essa brincadeira não é tão antiga assim, mas note que hoje dificilmente há pipas no céu no mês de julho. Antes, essa brincadeira era uma febre mas hoje não é tão unanimidade assim para as crianças. 

Essa brincadeira surgiu na China há milhares de anos, mas lá era uma forma de sinalização, já que os desenhos ou movimentos da pipa permitiam enviar mensagens para quem as via de longe.

Existem diferentes formas de fazer uma pipa, e o material necessário se resume a algumas varetas de madeira, papel e linha. A confecção das pipas e rabiolas ajuda a criança a treinar coordenação motora fina.

Pular corda

Eis aqui um clássico!!! Existem várias modalidades para essa brincadeira, onde as crianças seguem o que é dito pela música. Uma das canções mais clássicas é “Um homem bateu em minha porta e eu abri.”

Essa brincadeira estimula a coordenação motora dos pequenos e ainda ajuda bastante no condicionamento físico. Além de super divertido e desafiador, pular corda pode ser um excelente jeito de brincar em conjunto, já que precisa de pelo menos três pessoas!

Adedonha/Stop

Ok, a gente sabe que existem várias versões digitais dessa brincadeira que podem até ser mais fáceis e práticas, mas nada tira o prazer de pegar o papel, escrever as categorias, responder tudo ali, na ponta da caneta. 

Brincar de adedonha estimula a memória e ainda reforça várias áreas de conhecimento, você pode adaptar as categorias da forma que quiser. Ex: nome de pessoa, animais, frutas, cores, personagens de desenho animado e muito mais.

Amarelinha

Temos mais uma brincadeira que estimula a coordenação motora dos pequenos. Amarelinha é fácil e envolve diversos aprendizados. Com um giz de cera ou pedaço de carvão, desenha-se a amarelinha no chão. 

As casas são numeradas e o “céu” pode ser colorido. Passar por todo o trajeto da amarelinha vai exigir das crianças muito equilíbrio e será um percurso super divertido.

E aí, vamos brincar? Se gostou de nossas dicas, compartilhe esse artigo em suas redes sociais e fique ligado, toda semana temos material novo em nosso blog. 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.