Blog

calendario header
22
jan
2018

Volta às Aulas – Como montar uma lancheira saudável e cheia de sabor para os pequenos.
Publicado em 22 de janeiro / 2018

A volta às aulas está chegando! É hora da criançada se preparar para o começo do ano letivo, e para que tudo isso ocorra bem ao longo do ano é preciso ter atenção na hora de organizar a lancheira da criançada. Pela falta de tempo, muitas mães têm contratado serviços de lanche na própria cantina da escola, terceirizando assim esse trabalho; mas se você por um motivo ou outro é quem prepara a lancheira de seu filho, pode criar meios de facilitar esse trabalho a fim de que ele possa se alimentar bem.

O primeiro passo é se planejar com antecedência, programando um cardápio semanal. Dessa forma é analisado o que vai ser preciso comprar, os ingredientes necessários para preparar os lanches, pois isso requer um pouquinho de criatividade.

1. Atente que alimentos perecíveis exigem lancheira térmica.
A dica para fazer lanches saudáveis, apetitosos e nutritivos é variar tanto no tipo de pão – integral, torrada, bisnaga, brioche – como no recheio, que pode ser requeijão, queijo minas, mussarela e peito de peru. Lembrando que os frios e laticínios são perecíveis, por isso a lancheira deve ser térmica para conservar o alimento.

2. Escolha alimentos saudáveis, integrais e naturais.
Sucos de frutas são sempre melhores que os engordativos refrigerantes. As frutas como maçã, mamão, morango e pêra podem ser colocadas em potes coloridos para estimular o apetite da criançada. Barrinhas de cereais e biscoitos integrais também são itens importantes para variar o cardápio. E como os hábitos alimentares são formados desde a mais tenra infância, tente incluir legumes como as mini cenouras ou uma rodela de tomate e alface nos sanduíches.

3. Observe as preferências e necessidades da criança.
Pedir ajuda à criança, fornecendo orientação sobre a qualidade e a quantidade dos alimentos, gera envolvimento no processo de preparo do lanche e desenvolve a consciência sobre a importância dos alimentos.

4. Algumas ideias práticas que as crianças irão apreciar.

53cf518858

 

– Higienize a lancheira e mantenha-a sempre limpa.
– Coloque vegetais como cenouras cortados em palitos.
– Inclua sempre uma fruta como maçã, pera, uvas.
– Inclua frutas desidratadas como uvas passas.
– Se tiver uma lancheira térmica, você pode fazer patês de atum, ou mesmo usar frios fatiados para lanches com pão de forma.
– Barras de cereais são boas opções de fibras.
– Para leite, suco, use uma garrafa térmica.
– Divida o lanche entre carboidrato (pães, barras de cereais, biscoitos), proteína (queijo, iogurte, leite, frios) e vitamina (fruta, suco, vegetais e frutas desidratadas).
– Corte frutas variadas que não escurecem e coloque num pequeno recipiente com tampa. Não esqueça de incluir um pequeno garfinho descartável.
– Prefira sanduíches de peru fatiado, queijo magro, geleia, requeijão.

Gostaram das informações? Acharam interessantes? Então continue acompanhando o blog e nossos perfis nas redes sociais (Facebook e Instagram) para mais dicas e outras novidades.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.