Blog

calendario header
17
nov
2017

Uma lição de solidariedade – doação de roupas e brinquedos
Publicado em 17 de novembro / 2017

Sabia que doar além de ser um grande lição de empatia com o próximo, pode ensinar lições valiosas para as crianças? Doar aquilo que não usamos mais para aqueles que precisam é um grande exercício de solidariedade. E isso precisa ser passado para as crianças ainda bem cedo para que se tornem adultos felizes, empatas e solidários. Confira a seguir dos benefícios que a doação pode trazer para os pequenos:

Estimula o consumo consciente: mostrar para os filhos que nem todas as outras crianças têm condições de ter brinquedos e roupas permitem que eles pensem o quanto são sortudas em possuir vários itens. Isso desperta o lado solidário delas e podem até reduzir os gastos com brinquedos – caso receba mesada – ou a implorar aos pais para comprar mais brinquedos ou roupas sem necessidade. O desapego é uma das maiores lições que elas podem aprender com isso.

Fortalece relações: participar de movimentos e ações pró-sociais permite que as crianças cultive novas relações (como conhecer novos amiguinhos, por exemplo) e evita que elas sejam adultos anti-sociais. Além disso, os laços familiares se fortalecem quando os pais são presentes nesse momento. Essa participação e incentivo traz um impacto positivo para auto estima dos pequenos, pois se sentem mais felizes e confiantes ao fazerem o bem aos outros.

Abertura para novidades: existe coisa mais legal que doar? Além de fazer o bem, dá espaço para novos brinquedos e experiências. Incentivar os filhos a brincarem com as crianças carentes que recebem seus brinquedos é divertido, ensina lições como cidadania e respeito com as diferenças e mostra outras visões de mundo para os pequenos. Que tal colocar uma caixinha de doações no aniversário do seu filho? Não existe presente melhor do que praticar o bem!

Ensina valores: Empatia, compaixão, solidariedade e gratidão são apenas alguns dos inúmeros valores que doar pode ensinar para as crianças. Essa prática faz com que eles se tornem adultos felizes, realizados e conscientes do seu papel no mundo.

Como podemos perceber, doar é legal e ensina muitas coisas aos pimpolhos. O processo não é fácil, pois as crianças podem demonstrar inicialmente muito apego aos seus pertences. Mas com o tempo, elas percebem o como é divertido e que faz bem aos outros e à elas mesmas. Incentive os pequenos à essa prática solidária! Gostaram das dicas? Acompanhe nosso blog e nossos perfis nas redes sociais (Facebook e Instagram) para mais dicas e outras novidades.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.