Blog

calendario header
16
jul
2021

“Será que meu filho tem dislexia?” Sinais que você precisa ficar atento
Publicado em 16 de julho / 2021

Você já ouviu falar de dislexia? Sabe como ela funciona e como afeta as pessoas? A dislexia é um transtorno de aprendizagem, que afeta a escrita e a fala e normalmente já é diagnosticada na infância, durante o período de alfabetização.

É muito importante que os pais fiquem atentos a problemas como esse, que afetam o aprendizado da criança e que podem fazer com que ela se sinta mal por não conseguir acompanhar os coleguinhas.

Pensando nisso trouxemos aqui uma lista com vários sinais de alerta para a dislexia que os pais podem se atentar. Mas, lembrando, que o diagnóstico sempre deve ser feito por um profissional capacitado, que irá recomendar o melhor tratamento para o pequeno.

1. Confusão entre sílabas e letras

Durante a fase do aprendizado é comum que algumas letras semelhantes causem confusão nas crianças, mas com o tempo isso vai diminuindo. Já com o aluno que tem dislexia esse problema persiste.

É normal que ele confunda letras como “f” e “t”, “d” e “b”, “m” e “n”, “w” e “m”, por exemplo, por conta de suas grafias ou sons semelhantes. Também podem inverter as sílabas de uma palavra ou até adicionarem uma extra.

2. Desenvolvimento motor afetado

Esse é um ponto que pode surgir antes mesmo da alfabetização, pois muitas crianças com dislexia podem apresentar atraso no desenvolvimento motor. Ou seja, o pequeno demora a engatinhar, caminhar ou sentar.

Isso ainda pode ser observado depois que a criança cresce, já que ela também demonstra dificuldades em algumas brincadeiras, como chutar ou pegar bolas e desenhar.

3. Problema na escola

Como comentamos antes, a dificuldade de aprendizagem é bastante prejudicial para a criança, principalmente se ela se sentir inferior aos seus colegas de sala. A partir disso o pequeno pode desenvolver baixa autoestima e se recusar em ir para a escola.

É essencial que os pais não tomem esse comportamento como apenas preguiça ou desinteresse, buscando conversar com o filho para entender os motivos pelos quais ele se sente mal no ambiente escolar.

4. Memória e raciocínio

Além dos problemas com a fala e a escrita, a dislexia também pode fazer com que a criança pareça desatenta. Ela pode esquecer pequenos recados, letras de músicas ou se confundir quantos aos nomes de objetos do convívio pessoal.

Outro ponto é que pequeno pode apresentar dificuldades de acompanhar um raciocínio ou explicação mais longa. Precisando que algo lhe seja explicado mais pausadamente ou até várias vezes.

A dislexia é um transtorno que afeta vários aspectos da vida da criança, por isso é essencial que os pais fiquem atentos a esses comportamentos e procurem ajuda profissional caso necessário. 

Compartilhe nosso artigo e ajude a propagar essa informação. Até a próxima!

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.